metropoles.com

Dilma entrega ao TSE parecer pela não separação de contas da chapa

A defesa sustenta que é “juridicamente descabida a possibilidade de julgamento separado das contas”, entre Dilma e Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques / Fotos Públicas
Posse da Dilma. 2015
1 de 1 Posse da Dilma. 2015 - Foto: Lula Marques / Fotos Públicas

A defesa da ex-presidente Dilma Roussef (PT) entregou na noite desta quinta-feira (1º/5) aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer que sustenta a tese de que não é possível separar as contas da petista e de Michel Temer (PMDB) no julgamento que pode cassar a chapa eleita em 2014 e que será retomado pela corte no próximo dia 6.

Inicialmente previsto para ser entregue nesta sexta-feira (2) conforme anunciado pelo advogado de Dilma, Flávio Caetano, em coletiva de imprensa, o parecer foi concluído antes e entregue aos sete ministros do TSE, em Brasília. O texto do documento foi elaborado pelo ex-ministro de Dilma José Eduardo Cardozo, que defendeu a petista no processo de impeachment no Congresso, e pelo auditor contabilista Cláudio Wagner.

No parecer, os autores sustentam que é “juridicamente descabida a possibilidade de julgamento separado das contas” de Dilma e de Temer porque a arrecadação feita pelos dois foi usada para a mesma campanha, que elegeu ambos. A tese contrapõe o parecer elaborado pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins e apresentado pela defesa do peemedebista na Corte.

O parecer diz ainda que, se ficar comprovada alguma irregularidade, os dois devem ser penalizados, mesmo que não tenham praticado diretamente o crime. Além disso, os autores sustentam que Dilma ou Temer devem ficar inelegíveis apenas se houver “demonstração da participação do candidato nos ilícitos apurados”.

Os advogados alegam, no entanto, que a chapa não cometeu irregularidades e pedem a improcedência das denúncias feitas pelo PSDB na ação. Em caso de cassação, a defesa sustenta que Dilma continue elegível para cargos públicos.

5 imagens
1 de 5

José Cruz/Agência Brasil
2 de 5

Jefferson Rudy/Agência Senado
3 de 5

Marcelo Camargo/Agência Brasil
4 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?