metropoles.com

Dilma diz que vinda de Lula fortalece o seu governo. Nomeação é publicada em edição extra do Diário Oficial

Em entrevista na tarde desta quarta-feira (16/3), presidente destacou que vai construir um projeto junto com Lula e que não há superpoderes entre eles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
COLETIVA DA PRESIDENTE EM BRASÍLIA
1 de 1 COLETIVA DA PRESIDENTE EM BRASÍLIA - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Em uma breve coletiva na tarde desta quarta-feira (16/3), a presidente Dilma Rousseff justificou a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Dilma disse que, além da “inequívoca experiência política” do petista, ele foi escolhido para o cargo por ter um “grande conhecimento sobre o país e um comprometimento com as políticas estratégicas importantes para o desenvolvimento de um país continental como o nosso”.

A vinda do Lula para o meu governo fortalece o meu governo e tem gente que não quer isso

Dilma Rousseff

Por fim, a presidente destacou que Lula tem compromisso com a estabilidade fiscal e com o controle da inflação. Ela garantiu que o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, não vão deixar o governo. “Eles estão mais dentro do que nunca. Essa é uma especulação que só causa turbulências”, afirmou.

Questionada sobre a possibilidade de o ex-presidente ter “superpoderes” em seu governo, Dilma riu e declarou que “há seis anos vocês tentam me separar do Lula”. “A minha relação com ele é uma relação sólida, de quem constrói um projeto junto”, ressaltou.

Dilma criticou os questionamentos sobre a mudança de foro durante as investigações do ex-presidente Lula após a sua nomeação como ministro. “O STF é a Suprema Corte e tem o poder de olhar julgar, mandar investigar e rever a decisão de todas as outras instâncias. A prerrogativa de foro não impede a investigação. Ela só se dá em outra instância”, afirmou.

A nomeação de Lula foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na tarde desta quarta-feira (16/3).

DOU/Reprodução

Dilma confirmou, além da nomeação de Lula para a Casa Civil, as indicações de Jaques Wagner para a chefia de gabinete da Presidência; do peemedebista Mauro Lopes para a Secretaria de Aviação Civil, e ressaltou que Eugênio Aragão será o novo ministro da Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?