Dilma demite o ministro da Saúde, Arthur Chioro, por telefone
Arthur Chioro estava à frente da pasta desde fevereiro de 2014. Deputado do PMDB é favorito para assumir a vaga
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente Dilma Rousseff demitiu por telefone nesta terça-feira (29/9) o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O favorito da presidente para assumir a pasta é o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI). As informações foram antecipadas pelo jornal O Globo e confirmadas por fontes ouvidas pelo Metrópoles.
Médico sanitarista de formação, Chioro estava à frente da Saúde desde fevereiro do ano passado. Em entrevista ao Estado de S.Paulo, ele afirmou que o setor “caminha para o colapso”.
“Estando eu à frente do Ministério da Saúde, ou qualquer outro gestor público, com mais ou menos experiência, com mais ou menos compromisso, o que se aponta é uma situação inadministrável”, disse ao jornal paulista.
Também formado em medicina, Marcelo Castro foi reeleito deputado federal nas eleições de 2014. Ele foi relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política, que tratou de financiamento de campanha e sistema de votação.
As outras mudanças previstas planejadas pelo Planalto devem ser anunciadas ainda nesta semana. A expectativa de Dilma era de informar a redução de ministérios na semana passada, mas adiou a decisão por causa de disputas internas dentro do PMDB.