metropoles.com

Dilma convoca reunião com ministros e parlamentares no Alvorada

A ideia é unificar o discurso de que a derrota é momentânea e que o governo continuará lutando para derrotar o impeachment no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
Presidenta-Dilma-Rousseff-durante-cerimonia-de-Sancao-do-Codigo-de-Processo-Civil-foto-Jose-Cruz-Agencia-Brasil_0016
1 de 1 Presidenta-Dilma-Rousseff-durante-cerimonia-de-Sancao-do-Codigo-de-Processo-Civil-foto-Jose-Cruz-Agencia-Brasil_0016 - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Diante da iminente derrota na Câmara, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião com ministros e parlamentares da base aliada no Palácio da Alvorada. Chegaram há pouco ao local os ministros Juca Ferreira (Cultura) e Aldo Rebelo (Defesa).

A ideia é unificar o discurso de que a derrota é momentânea e que o governo continuará lutando para derrotar o impeachment no Senado. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), já deu declarações neste sentido.

Redução de mandato
Porém, de acordo com a colunista Mônica Bergamo (“Folha de S.Paulo”), o diretório do PT deve discutir na terça (19/4) que Dilma envie ao Congresso Nacional a proposta de redução do próprio mandato e de convocação de eleições presidenciais ainda neste ano, junto das eleições municipais do país. O plano do partido seria Dilma abrir mão de dois anos de mandato mesmo que chegue a ser inocentada de crimes de responsabilidade pelo Senado. No mesmo projeto, Dilma estabeleceria que, assim como ela ficou seis anos na Presidência, o sucessor, escolhido pelo voto direto, teria mandato de seis anos, sem reeleição.

Palácio da Alvorada
Com a votação na Câmara encaminhando para o fim, o governo também reforçou a segurança nas proximidades do Alvorada e do Palácio do Jaburu. Um grande número de efetivo chegou há pouco no local.

Dilma passou o dia no Alvorada, onde assistiu à sessão da Câmara ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do núcleo duro do governo, como Jaques Wagner (Gabinete Pessoal). Ela escalou o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, para dar uma declaração à imprensa após a votação ser encerrada.

Com informações da Agência Estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?