metropoles.com

Dilma concede entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Encontro ocorreu no Palácio do Alvorada no fim da tarde deste domingo (5/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
A resistência ao golpe de 2016 – Brasília(DF), 30/05/2016
1 de 1 A resistência ao golpe de 2016 – Brasília(DF), 30/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente afastada Dilma Rousseff concedeu, no final da tarde deste domingo (5/6), no Palácio do Alvorada, sua residência oficial, uma entrevista de cerca de uma hora para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A entrevista foi feita pelo jornalista Luiz Nassiff, que teve o seu contrato com a EBC suspenso por Laerte Rímoli, que havia sido nomeado pelo presidente em exercício Michel Temer para comandar a EBC, mas acabou afastado por uma liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, do STF, na última quinta-feira, que devolveu o cargo ao jornalista Ricardo Melo.

Nesta segunda-feira (6), Ricardo Melo pretende desfazer vários dos atos determinados por Laerte Rímoli e deverá decidir que dia e hora a entrevista irá ao ar. Um dos problemas para a veiculação da fala da presidente afastada é que o contrato de Nassif, de R$ 761,58 mil por ano, que apresentava um programa semanal de uma hora na TV Brasil, toda segunda-feira, às 23 horas, foi suspenso pela administração Temer por 120 dias, para avaliação.

A avaliação da gestão Rimoli é que este e outros contratos de produção de programas também foram suspensos porque seus valores eram considerados muito altos e que contribuíram para aumentar o rombo da empresa que está em R$ 94,8 milhões. Para gravar o programa com Dilma, Nassif veio a Brasília com passagens pagas pela EBC como “colaborador eventual”.

A guerra está instalada na empresa desde a quinta-feira da semana passada, quando Toffoli devolveu a presidência da EBC para os petistas. Para o Palácio do Planalto, a decisão de Ricardo Melo de autorizar a realização da entrevista por Nassif com Dilma, mesmo ele estando com o contrato suspenso, deixará claro para os ministros do Supremo, quando eles forem analisar a liminar, que o propósito da “administração petista de usar a TV pública como palanque da presidente afastada e dos petistas, e não para assegurar a pluralidade de ideias, que é o que estatuto da empresa estabelece”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?