metropoles.com

Dilma admite que seu afastamento se tornou inevitável, diz jornal

Assessores mais próximos afirmam que a estratégia, agora, é evitar que Michel Temer se “aproprie” dos projetos em elaboração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidenta Dilma faz pronunciamento à imprensa após votação do impeachment na Câmara – Brasília – DF 18/04/2016
1 de 1 Presidenta Dilma faz pronunciamento à imprensa após votação do impeachment na Câmara – Brasília – DF 18/04/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente Dilma Rousseff teria admitido que seu afastamento temporário da Presidência se tornou “inevitável” e decidiu traçar uma agenda para “defender seu mandato” e impedir que o vice Michel Temer “se aproprie” de projetos e medidas de seu governo. Segundo reportagem publicada no site da Folha de S. Paulo, a estratégia tem o objetivo de manter a mobilização da base social do PT e reproduzir o discurso de que Dilma é “vitima de um golpe”.

A ideia do Palácio do Planalto, segundo contou um assessor direto de Dilma, é não deixar para Temer ações e medidas elaboradas durante seu governo como, por exemplo, as licitações de mais quatro aeroportos (Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e Salvador), concessões de portos e mudanças no Supersimples.

De acordo com a reportagem, a ordem, “é limpar as gavetas”. A presidente pediu à sua equipe para “apressar” tudo que estiver “pronto ou perto de ficar pronto” para ser anunciado antes de o Senado aprovar a admissibilidade do processo de seu impeachment.

A votação está prevista para ocorrer no dia 11 de maio, o que vai resultar no seu afastamento do cargo por até 180 dias. Neste ritmo de reta final, auxiliares da presidente defendem a ideia de que ela precisa sair do “imobilismo” e tentar mostrar que ainda tem algum apoio social.

Dilma estuda ainda ir a São Paulo para evento das centrais sindicais em celebração ao 1º de Maio, Dia do Trabalho. Outra agenda positiva seria a cerimônia da tocha olímpica, marcada para a próxima semana.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?