Dia da Pessoa com Deficiência: surda, secretária nacional é barrada no Planalto
“Mesmo dizendo que sou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com crachá não foi liberada minha entrada”, diz Priscila Gaspar
atualizado
Compartilhar notícia
Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (03/12), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste dia 3 de dezembro, um fato demonstrou exatamente a discriminação sofrida por pessoas com deficiência no país. A secretária nacional da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar, que é deficiente auditiva, acabou barrada na entrada do Planalto. Ela tentava chegar ao evento para o qual foi convidada para discursar, usando a língua brasileira de Sinais (Libras).
Durante a cerimônia, ela acabou usando parte de seu discurso para informar o que ocorreu. Ela disse ter sido barrada em duas portarias do prédio.
“Eu, infelizmente, atrasei porque tive um probleminha ao entrar. Ainda que eu dissesse que estava vindo para o nosso evento, no Dia da Pessoa com Deficiência, apresentando meu crachá, não acreditaram que eu estava neste evento. Pediram para eu dar uma volta, para conseguir ter acesso. E dei a volta e também não foi liberada a minha entrada. Mesmo eu dizendo que era secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Então, eu precisei dizer que eu, ainda sendo uma pessoa surda, não sou diferente de ninguém e isso me mostrou que nós precisamos ainda lutar bastante”, destacou.
“Não sou a única pessoa surda nesse país”, disse.
Decretos
Na cerimônia, o presidente assinou dois decretos. Um que cria o Comitê de Doenças Raras e outro que lançou o Prêmio de Acessibilidade.
O Comitê de Doenças Raras ficara ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O objetivo, de acordo com o governo, é incentivar estudos e promover articulação de políticas públicas destinadas a atender os interesses das pessoas portadoras de doenças raras.
O Prêmio de Acessibilidade também é de iniciativa do MMFDH e do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De acordo com o governo, tem por objetivo reconhecer, incentivar iniciativas de entidades públicas e privadas, ou de indivíduos que tenham notória atuação na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência.