metropoles.com

Dia da Mulher: AGU aciona 12 presos por feminicídio e cobra R$ 2,3 mi

O valor representa o custo estimado pelo INSS para o pagamento de benefícios de pensão por morte aos dependentes das vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wesley Mcallister/AscomAGU
AGU
1 de 1 AGU - Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com 12 ações regressivas previdenciárias contra autores de feminicídio, nesta quarta-feira (8/3), Dia da Mulher. O valor, segundo o órgão, deve chegar a R$ 2,3 milhões.

Segundo a AGU, a quantia representa o custo estimado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo pagamento de benefícios de pensão por morte aos dependentes das vítimas. As ações partiram do Serviço de Regressivas da Subprocuradoria-Geral Federal de Cobrança e Recuperação de Créditos.

A Divisão de Análise Técnica e Estatística (DATE) da Polícia Civil do Distrito Federal selecionou os 12 casos que, em todos eles, os réus foram presos. Onze agressores já foram sentenciados e condenados.

“Além de buscar o ressarcimento, as ações regressivas permitem atuação de forma integrada com as políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, considerando o caráter punitivo-pedagógico dos processos”, assinala a procuradora-geral Adriana Maia Venturini.

“Por meio das ações regressivas, a AGU se insere na Rede de Proteção à Mulher da qual fazem parte vários outros órgãos e entes governamentais, incorporando ao sistema existente mais um instrumento de enfrentamento da cruel realidade vivida por milhares de mulheres”, completa o subprocurador-geral Federal de Cobrança e Recuperação de Créditos, Fábio Munhoz.

Em 2019, o Atlas da Violência apontou que foram registrados 1.246 homicídios de mulheres em residências – o equivalente a um terço do total de mortes violentas de mulheres registradas no país. Também segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 18,6 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica e/ou sexual em 2022 no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?