Despejo de Deltan Dallagnol começa ainda nesta quarta (17/5)
Deltan Dallagnol perdeu o mandato na noite de terça-feira (16/5) e terá que desocupar gabinete já nesta quarta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (17/5), o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) terá que desocupar seu gabinete na Câmara dos Deputados. Funcionários da Pró Clima Engenharia (fotos abaixo), empresa que presta serviços de manutenção para a Casa, vieram mais cedo para trabalhar no gabinete do parlamentar – não confirmaram se era o início da retirada dos materiais.
A movimentação no gabinete de Dallagnol, em Brasília, começou por volta das 9h30. Dois funcionários estiveram no gabinete. A equipe da manutenção tentou entrar, mas foi embora devido à presença da imprensa.
Em conversas reservadas com parlamentares, a cassação unânime de Deltan foi vista com surpresa e considerada “relâmpago” para os padrões da Justiça Eleitoral. A votação durou 1 minuto e 6 segundos.
O Metrópoles tentou contato com a assessoria do Podemos e do deputado cassado. Ainda não houve retorno.
Entenda
De acordo com os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para escapar de julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022.
Saiba mais: entenda por que Dallagnol foi cassado e quais são os próximos passos
Ou seja, os ministros do TSE entenderam que ele cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda respondia a processos disciplinares internos.