metropoles.com

Desonerar folha ajudará a aprovar PEC dos Precatórios, diz Bolsonaro

Nesta quinta-feira, o presidente anunciou que vai prorrogar a desoneração da folha de pagamento das empresas por mais dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Dias/PR
Chegada de Bolsonaro ao Aeroporto Ciampino em Roma
1 de 1 Chegada de Bolsonaro ao Aeroporto Ciampino em Roma - Foto: José Dias/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite desta quinta-feira (11/11), durante a tradicional live semanal nas redes sociais, que a prorrogação da desoneração da folha das empresas ajudará na aprovação da PEC dos Precatórios no Senado e na reforma administrativa. O chefe do Executivo federal se reuniu nesta manhã com empresários de todo o país para discutir o assunto. Na ocasião, ele assegurou que vai prorrogar a desoneração da folha de pagamento das empresas por mais dois anos.

“Hoje, em conversa lá com a ministra Tereza Cristina e o ministro Paulo Guedes, uns 10 ou 12 empreendedores do Brasil, nós resolvemos prorrogar por mais 2 anos a desoneração da folha. Isso dá quase R$ 8 bilhões por ano. Dizer que eles assumiram o compromisso. Isso vai ajudar a aprovar a PEC dos Precatórios e a reforma administrativa”, disse Bolsonaro.

Garantindo que não existe perseguição à mídia, Bolsonaro ressaltou que a prorrogação será estendida aos veículos de imprensa. “Deixar bem claro, nessa desoneração de folha, os grandes interessados são os órgãos de imprensa e televisões”, disse Bolsonaro.

E aproveitou para “tranquilizar” os atuais servidores públicos: “Quero deixar bem claro que [a reforma administrativa] não pega nenhum atual servidor, só para futuros servidores. Logicamente isso é bem-vindo, mais distribuição de empregos e etc”.

Empresários

Em conversa com a imprensa, logo após a reunião com Bolsonaro, empresários comentaram o que foi discutido e reforçaram suas demandas.

“A reunião foi muito melhor do que se esperava. Ele entendeu que estamos em muitos municípios como maiores empregadores. Se não passasse a desoneração, teríamos demissão em massa nessas cidades, o que é um caos, porque nesses lugares não tem outra opção de emprego. Jovens vão para onde? Droga, tráfico, crime? Isso é muito importante”, frisou o presidente da Associação Brasileira de Telesserviço (ABT), John Anthony von Christian.

A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

Os modelos da economia que podem aderir à regra são: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

5 imagens
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro João Roma e da primeira-dama Michelle Bolsonaro
1 de 5

Clauber Cleber Caetano/PR
2 de 5

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Reprodução
5 de 5

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro João Roma e da primeira-dama Michelle Bolsonaro

José Dias/PR

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?