metropoles.com

Desafeto de Renan Calheiros, Simone Tebet assume CCJ do Senado

Escolha é resultado de um acordo entre os partidos. Alcolumbre, presidente do Senado, quer isolar grupo de Renan Calheiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo / Metrópoles
Cerimônia de posse no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e  Davi Alcolumbre (DEM-AP)
1 de 1 Cerimônia de posse no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Foto: Michael Melo / Metrópoles

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) vai assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A vaga foi prometida ao partido após a eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente do Senado.

As presidências das comissões do Senado são distribuídas por proporcionalidade das bancadas. Dessa forma, o MDB, que tem o maior número de senadores na Casa, vai assumir o principal colegiado do Senado. No total, a sigla tem 12 parlamentares.

Simone havia perdido para Renan Calheiros (MDB-AL) a disputa interna na bancada para concorrer à presidência do Senado por 7 votos a 5. Com a desistência de Renan durante a eleição da Mesa, a senadora ganhou mais espaço na legenda e sua indicação para comandar a CCJ era quase certa. A senadora foi confirmada na noite desta terça (12).

Resistência
Uma das forças propulsoras da candidaturas de Tebet foi a resistência que parte do grupo que levou Alcolumbre à presidência do Senado tem com o nome de Renan Calheiros. O Metrópoles mostrou que, na mesma noite que o atual presidente foi escolhido, seus aliados já articulavam o seu isolamento.

O receio era que, por integrar a maior bancada partidária da Casa, Renan poderia costurar votos para comandar a comissão. Na prática, isso poderia representar um problema aos defensores do governo de Jair Bolsonaro (PSL), já que o presidente da CCJ pode, entre outras coisas, travar votações de medidas importantes, como a reforma da Previdência.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?