Deputados federais protocolam pedido para abrir CPI da Carne
Os parlamentares Julio Delgado e Ivan Valente afirmaram, nesta quarta-feira (22/3), terem conseguido mais de 200 assinaturas
atualizado
Compartilhar notícia
Foi protocolado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22/3) um pedido de abertura de CPI com o objetivo de investigar as denúncias da Polícia Federal sobre a qualidade da carne brasileira. O escândalo envolvendo a Operação Carne Fraca mobilizou deputados federais, que defendem a abertura imediata de uma Comissão para apurar o caso.
No fim da tarde, os parlamentares Julio Delgado (PSB-MG) e Ivan Valente (PSol-SP) anunciaram que tinham conseguido mais de 200 assinaturas para protocolar o pedido de abertura de investigação – o mínimo são 171. O pedido entra em uma fila de espera na mesa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O Regimento Interno da Câmara permite o funcionamento simultâneo de apenas cinco CPIs. Há duas atualmente em andamento – a da Lei Rouanet e da Funai. Há uma terceira sendo analisada (indústria de multas) e outras três na fila. O presidente da Câmara pode barrar pedidos de CPI, caso considere não haver o chamado “fato determinado”, ou seja, um foco claro de investigação.Se o deputado Rodrigo Maia autorizar a abertura das outras três CPIs, a da carne será a sétima na fila. Assim, ela terá que aguardar a finalização das demais.