metropoles.com

Deputados europeus pedem proteção às leis ambientais a Pacheco e Lira

Quarenta e seis membros do Parlamento Europeu, italiano e, sobretudo, alemão enviaram carta aos presidentes do Senado e da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lira e Pacheco
1 de 1 Lira e Pacheco - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quarenta e seis parlamentares europeus assinaram, na última sexta-feira (26/3), uma carta aberta aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestando a preocupação e pedindo que o Congresso se posicione contra projetos de lei que flexibilizam regras de proteção do socioambiental e de comunidades tradicionais e indígenas.

Os parlamentares membros do Parlamento Europeu, italiano e, sobretudo, alemão se referem ao PL 191/20, da mineração em terras indígenas; PLs 2633/20 e 510/21, da regularização fundiária; e PLs 3.729/04 e 168/18, do licenciamento ambiental. O documento destaca que a aprovação dessas propostas legislativas põe em risco atuais e futuras relações.

Além disso, os signatários citam na carta que ações que provoquem mais desmatamento, afetem os direitos humanos e prejudiquem o combate às mudanças climáticas devem ser levadas em conta em qualquer acordo comercial.

“Gostaríamos de considerar o Brasil nosso parceiro num esforço conjunto por um mundo melhor. Um mundo que protege os direitos humanos, respeita a biodiversidade e o clima e apoia sociedades prósperas”, diz.

A carta destaca, por fim, que uma das principais prioridades do momento é controlar e conter a pandemia da Covid-19, garantindo vacinas e sustentação econômica à população de todas as nações. E isso vai de mãos dadas com o restabelecimento das condições para a recuperação social e econômica de forma sustentável bases.

5 imagens
Amazônia
Queimada na floresta amazônica
As queimadas e o desmatamento estão aumentando
Esse é o menor orçamento para o meio ambiente desde 2000
1 de 5

Amazônia

Victor Moriyama/Getty Images
2 de 5

Amazônia

Ernesto Carriço/NurPhoto via Getty Images
3 de 5

Queimada na floresta amazônica

Victor Moriyama/Getty Images
4 de 5

As queimadas e o desmatamento estão aumentando

Mayke Toscano/Secom-MT
5 de 5

Esse é o menor orçamento para o meio ambiente desde 2000

Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo

Este é mais um capítulo da pressão europeia por preservação ambiental no Brasil, que já foi alvo de troca de farpas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros chefes de Estado. O tema abrange duas áreas bastante criticado no governo, as relações internacionais e o meio ambiente.

O ex-chanceler Ernesto Araújo deixou o Itamaraty nesta segunda-feira (29/3) e o embaixador Carlos França assumiu o posto. Na pasta de Meio Ambiente segue o ministro Ricardo Salles.

Carta aberta aos presidentes da Câmara e do Senado brasileiro by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?