Deputados elegem novo presidente da Câmara. Acompanhe ao vivo
Além do cargo de presidente, estão em disputa outros 10 postos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Recém-empossados, os deputados federais elegem, nesta quarta-feira (1º/2), o novo presidente da Câmara dos Deputados e a composição da Mesa Diretora.
O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com o maior número de legislaturas. Para dar início ao pleito, é necessário ter quórum de ao menos 257 deputados presentes no Plenário.
Acompanhe:
Ao todo, são 11 cadeiras em disputa na Mesa Diretora da Câmara, sendo uma de presidente, duas de vice-presidentes e outras quatro de secretários titulares e seus respectivos suplentes.
A primeira definição será justamente a de quem irá presidir a Câmara.
Até o momento, disputam a Presidência os deputados federais Chico Alencar (PSol-RJ), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à reeleição. O alagoano tem amplo favoritismo e concentra apoio da maioria das bancadas da Casa.
Vale ressaltar que não há critério de formação ou indicação de partido e bloco para que um deputado se candidate e o voto é secreto. Para se eleger, o respectivo candidato precisa obter apoio de mais da metade da Casa – 257 votos de 513 deputados.
Não havendo maioria, isto é, caso o candidato não alcance o mínimo necessário, há a necessidade de realização de um segundo turno de votação entre os mais votados.
Mesas diretoras
Além de escolher os presidentes, os parlamentares devem registrar votos para outros dez cargos da mesa diretora das respectivas Casas Legislativas.
As mesas são responsáveis pela direção dos trabalhos legislativos e por tarefas administrativas. As vagas também são disputadas pelos partidos como forma de conquistar mais visibilidade.
As negociações indicam que, caso Lira confirme o favoritismo e vença a disputa, as 1ª e 2ª Vice-Presidências ficariam com o Republicanos e o PL, enquanto a 1ª Secretaria permaneceria com o União Brasil. As 2ª, 3ª e 4ª Secretarias pertenceriam ao PT, PSD e MDB, respectivamente. As suplências devem ser representadas por deputados do PSC, PDT, PL e PSDB.