Deputados do PSol e do Novo trocam farpas e Lira teme embate físico
Presidente da Câmara afirmou que “qualquer hora essa Casa vai presenciar um ato muito triste”
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Glauber Braga (PSol-RJ) se desentenderam e subiram o tom nas críticas, nesta quinta-feira (19/5), durante a votação dos destaques ao projeto de lei que regulamenta o homeschooling.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a dizer que “qualquer hora essa Casa vai presenciar um ato muito triste”. “Fisicamente, qualquer hora vai […]”, completou.
A discussão foi motivada por críticas de Van Hattem às oposições de Braga sobre o mérito da proposta legislativa. O liberal defendeu que a orientação do deputado de oposição era “terraplanismo de esquerda”. “Meu Deus do céu, teoria da conspiração… Faltou só mencionar algum bilionário financiador de iniciativas liberais conservadoras reacionárias. Que coisa mais original que ouvi a pouco aqui no plenário”, ironizou.
O deputado do PSol afirmou que Van Hattem é um “bolsonarista enfeitado”. “Queria dizer ao deputado Marcel Van Hattem que a disputa que faço aqui é direta, se quiser me citar, cite meu nome, fale no microfone, porque eu vou fazer aqui o enfrentamento ao que é a representação do partido Novo e de bolsonaristas como você enfeitados de frente e não com qualquer tipo de metáfora”, respondeu.
Após a fala, foi possível ouvir a dupla discutindo fora dos microfones: “Vamos avançar, vamos avançar no debate”.
Bandeira do governo
O homeschooling é uma bandeira de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda no início de sua gestão, o chefe do Executivo federal chegou a listar a pauta como prioritária para os primeiros 100 dias de governo. O projeto, no entanto, enfrenta dificuldade para avançar.
Aliados do governo defendem que o ensino domiciliar permite que pais e responsáveis blindem seus filhos de supostas “ideologias” pregadas em sala de aula. Por outro lado, a ONG Todos Pela Educação define a pauta do homeschooling como “equivocada”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.