Deputados do PSDB divulgam nota em apoio a presidente do partido
Manifestação ocorreu depois que o governador de São Paulo iniciou articulações para assumir comando do partido, visando eleição de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de o governador de São Paulo, João Doria, ter manifestado a aliados intenção de assumir o comando do PSDB, deputados federais do partido divulgaram nota para manifestar apoio ao atual presidente, Bruno Araújo, que busca ser reconduzido.
“Os parlamentares estão certos de que, com a decisão, o partido seguirá mantendo a democracia interna e a convergência na busca de soluções para que o país possa vencer a pandemia e retomar o crescimento com justiça social”, diz o comunicado.
Assinam a nota 23 dos 33 deputados da bancada na Câmara (veja a lista abaixo), entre eles, Aécio Neves (MG), que tem uma relação conturbada com Doria há anos. Em jantar no Palácio dos Bandeirantes com líderes do partido na noite de segunda-feira (8/2), o governador paulista pediu o afastamento de Aécio da legenda.
A posição foi rechaçada por caciques do partido, como o líder do PSDB na Câmara, o também mineiro Rodrigo de Castro, que disse que essa discussão não é “sequer cogitada no âmbito da bancada federal”.
Entre os tucanos que não assinaram a nota, estão os integrantes da bancada PSDB de São Paulo e outros três deputados.
Doria estaria articulando para ser eleito presidente da sigla em maio, com vistas à campanha pela Presidência da República em 2022, que ele busca disputar.
No PSDB, porém, ainda não há consenso sobre o candidato que será escolhido. Uma ala do partido defende a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, o também tucano Eduardo Leite.
Veja a íntegra da nota:
NOTA OFICIAL
Os deputados federais do PSDB abaixo assinados, na esteira da manifestação dos presidentes dos diretórios estaduais, manifesta a confiança na Executiva Nacional e apoia a prorrogação dos respectivos mandatos.
Os parlamentares estão certos de que, com a decisão, o partido seguirá mantendo a democracia interna e a convergência na busca de soluções para que o País possa vencer a pandemia e retomar o crescimento com justiça social.
ADOLFO VIANA
AÉCIO NEVES
BETO PEREIRA
BIA CAVASSA
CÉLIO SILVEIRA
DANIEL TRZECIAK
DANILO FORTE
DOMINGOS SÁVIO
EDUARDO BARBOSA
GEOVÂNIA DE SÁ
LUCAS REDECKER
LUIZ CARLOS
MARIANA CARVALHO
NILSON PINTO
OTÁVIO LEITE
PAULO ABI-ACKEL
PEDRO CUNHA LIMA
PEDRO VILELA
RODRIGO DE CASTRO
ROSE MODESTO
RUY CARNEIRO
SHÉRIDAN
TEREZA NELMA