metropoles.com

Deputados do ES são alvos de ação da PF contra atos antidemocráticos

Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL) estão entre os investigados na operação. PF prendeu preventivamente quatro pessoas no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Deputados presos em operação da PF por atos antidemocráticos
1 de 1 Deputados presos em operação da PF por atos antidemocráticos - Foto: Arte/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (15/12), mandados de busca e apreensão no gabinete dos deputados estaduais Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL), no Espírito Santo (ES). A operação ocorre no âmbito das ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre milícias digitais ligadas a atos antidemocráticos.

Segundo a PF, agentes prenderam preventivamente quatro pessoas e cumpriram 23 mandados de busca e apreensão no estado esta manhã, após determinação de Alexandre de Moraes.

Segundo o STF, Moraes determinou a “imposição de medidas cautelares, com uso de tornozeleira eletrônica” ao parlamentares. Von e Assumção também foram “proibidos de usar redes sociais, conceder entrevistas e participar de qualquer evento público em território nacional”. Eles não podem deixar o país.

O descumprimento de qualquer uma dessas determinações por parte dos políticos implica no cumprimento de multa diária de R$ 20 mil.

Apreensão nos gabinetes

De acordo com Von, agentes federais estiveram esta manhã no gabinete dele na Assembleia Legislativa estadual, em Vitória (ES), e apreenderam um computador. O deputado declarou à reportagem da Rede Gazeta não entender o motivo de ter sido alvo e nega ter participado de atos antidemocráticos.

Capitão Assumção se pronunciou nas redes sociais sobre a apuração. Ele afirmou que a PF esteve na casa dele e no gabinete, e defendeu ter “praticado o terrível crime de livre manifestação do pensamento”.

Veja:

Além de Vitória, foram cumpridas determinações em outros quatro municípios capixabas: Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

Operação nacional

A PF cumpre, nesta quinta-feira (15/12), 103 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas, expedidos pelo Supremo em apuração na Corte sobre os bloqueios de rodovias e a atuação de milícias digitais em atentados contra o Estado Democrático de Direito.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou a quebra de sigilo bancário, o bloqueio de contas e a suspensão de perfis de redes sociais de dezenas de empresários bolsonaristas suspeitos de financiarem atos antidemocráticos.

As medidas são cumpridas em sete estados – Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina –, além do Distrito Federal.

A operação tem sido vista como a maior já realizada contra financiadores de atos antidemocráticos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?