Deputados acompanham de Pacaraima impactos da crise na Venezuela
Integram a comitiva que está em Roraima os peesselistas Eduardo Bolsonaro , Coronel Chrisóstomo, Delegado Pablo, General Girão e Nicoletti
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Externa sobre a Crise na Fronteira do Brasil com a Venezuela da Câmara dos Deputados acompanha de Pacaraima, em Roraima, as manifestações que se instalaram no país vizinho após o autoproclamado presidente, Juan Guaidó, convocar manifestações nesta terça-feira (30/04/2019).
Os integrantes da comissão apuram os impactos, nos serviços públicos e na economia do estado, causados pela migração de cidadãos venezuelanos para o Brasil.
Deputados do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, estão na região desde domingo (28/04/2019). Fazem parte da visita Eduardo Bolsonaro (SP), Coronel Chrisóstomo (RO), Delegado Pablo (AM), General Girão (RN) e Nicoletti (RR).
Entre as principais atividades dos deputados, estão uma reunião com o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato dos Santos, visitas ao hospital e à fronteira do Brasil com a Venezuela (foto em destaque). Além disso, os parlamentares buscarão informações nos órgãos federais e nos abrigos locais.
Entenda
Juan Guaidó convocou a população para ir às ruas e disse ter apoio das Forças Armadas para “acabar com a usurpação de poder”. Aos poucos, os venezuelanos ocuparam alguns pontos da capital, Caracas, o que provocou uma reação do governo de Nicolás Maduro e um clima de tensão na cidade.
“As Forças Armadas claramente estão ao lado do povo, ao lado da Constituição, ao lado do povo da Venezuela”, afirmou Juan Guaidó em conta oficial no Twitter. O líder opositor publicou um vídeo nas redes sociais no qual confirma apoio dos militares à causa e convoca a população para se manifestar.
En el marco de nuestra constitución. Y por el cese definitivo de la usurpación. https://t.co/3RD2bnQhxt
— Juan Guaidó (@jguaido) 30 de abril de 2019
“Povo da Venezuela, é necessário que saiamos juntos à rua para recuperar as forças democráticas e nossa liberdade. Organizados e juntos, mobilizem-se às principais unidades militares”, escreveu o presidente interino no Twitter.
Nas imagens divulgadas, Juan Guaidó aparece ao lado de Leopoldo López, outro opositor ao regime de Maduro. No Twitter, López também se manifestou a respeito do apoio das Forças Nacionais. “Fui libertado pelos militares. É hora de conquistar a liberdade. Força e fé”, publicou.
Além disso, vários integrantes das Forças Armadas aparecem, armados, ao redor dos líderes. Apesar disso, de acordo com o presidente interino, as manifestações da população no Dia do Trabalho, que devem ocorrer nesta quarta-feira (1º/05/2019), serão pacíficas.
Venezuela: ha iniciado la fase definitiva para el cese de la usurpación, la Operación Libertad. He sido liberado por militares a la orden de la Constitución y del Presidente Guaidó. Estoy en la Base La Carlota. Todos a movilizarnos. Es hora de conquistar la Libertad. Fuerza y Fe pic.twitter.com/Awm6P09ZM0
— Leopoldo López (@leopoldolopez) 30 de abril de 2019
Confira imagens dos protestos desta terça-feira: