Deputado quer CPI para apurar desmatamento na Chapada dos Veadeiros
Nas redes sociais, deputado Professor Israel Batista afirmou ainda que ingressou com pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Professor Israel Batista (PV-DF) informou na tarde deste sábado (27/06) que entrou com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Poder Legislativo para apurar eventuais irregularidades no desmatamento da Chapada dos Veadeiros.
“A sensação de impunidade faz com que hajam [sic] à luz do dia sem nenhum pudor. Vamos verificar o que podemos fazer do ponto de vista legislativo”, disse o deputado ao comentar uma postagem sobre o assunto nas redes sociais.
No comentário, o parlamentar disse ainda que ingressou com um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Durante a reunião ministerial de 22 de abril, Salles disse que o governo deveria aproveitar o momento em que o foco da sociedade e da mídia está voltada para o novo coronavírus para mudar regras que podem ser questionadas na Justiça.
Como revelou o Metrópoles, o governo do estado de Goiás estuda criar um parque estadual na cidade de Alto Paraíso, região turística da catarata do Rio dos Couros, em uma área de 5 mil hectares.
O estudo ocorre a medida que o desmatamento ilegal na Chapada dos Veadeiros vai avançando cada vez mais. Apenas neste mês, dois casos de desmatamento ilegal, inclusive do prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva Freire (PSDB), foram registrados.
O prefeito foi multado em R$ 169 mil e teve duas máquinas apreendidas por desmatar o Cerrado nativo da região. Ele alegou ter documentos para fazer a “limpeza do pasto”, mas foi contestado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).