metropoles.com

Deputado quer cancelar Medalha do Mérito Indigenista a Bolsonaro

A honraria é um “reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos” em defesa das comunidades indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Alessandro Molon_oposição
1 de 1 Alessandro Molon_oposição - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, protocolou, nesta quarta-feira (16/3), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a portaria do Ministério da Justiça que concede Medalha do Mérito Indigenista ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ministros de governo.

A honraria foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU) e se trata de um “reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas”. Não foi marcada data para a possível solenidade.

“É um escárnio que o mesmo governo que tenta liberar a mineração em terras indígenas, colocando em risco a existência destes povos tão perseguidos e maltratados, tenha a desfaçatez de se autoconceder medalhas de ‘mérito’ por todos estes males feitos nos últimos três anos. Ou o Congresso cancela este absurdo ou estará se associando a esta agressão sem precedentes aos povos indígenas”, afirmou Molon.

Entre os agraciados pela Ordem do Mérito do Ministério da Justiça que fazem parte do governo, estão o próprio ministro Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Walter Braga Neto (Defesa), Tereza Cristiana (Agricultura), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Marcelo Queiroga (Saúde), Bruno Bianco (AGU), entre outros.

Esta é a segunda honraria concedida pelo governo federal a Bolsonaro somente nesta semana. Na terça-feira (15/3), ele outorgou a si mesmo a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça por serviços voltados para o crescimento e fortalecimento da pasta.

Em novembro de 2021, após uma série de declarações anticientíficas em meio à pandemia de Covid-19, Bolsonaro se autopremiou com a Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?