Deputado propõe aplicativo para resolver delay no sistema de vacinação
Dr. Luizinho apresentou ao comitê de enfrentamento à Covid-19 proposta de um app para resolver impasse sobre doses distribuídas e aplicadas
atualizado
Compartilhar notícia
Em reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) apresentou uma proposta de criação de uma carteira de vacinação on-line, no formato de um aplicativo, para resolver a questão da disparidade entre os números de doses da vacina contra Covid-19 distribuídos aos estados e os efetivamente aplicados.
“Significa a criação de um aplicativo para que a gente acabe com esse delay e essa discussão sobre número de doses enviadas a estados e municípios e o número de doses efetivamente aplicadas. O nosso sistema de informação, infelizmente, é muito ruim. Entre a dose aplicada e a dose informada, nós temos um delay de quase 15 dias.”
Segundo Luizinho, o projeto será votado na Câmara dos Deputados na semana que vem e vai resolver impasse gerado por sistema informacional. Na terça-feira (13/4), o Ministério da Saúde anunciou que 1,5 milhão de brasileiros perderam o prazo da aplicação da segunda dose da vacina. Uma parte desse montante é atribuída à demora na atualização dos números.
Na segunda reunião do comitê, realizada no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (14/4), Luizinho representou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A disparidade nos números de doses distribuídas e aplicadas também vem sendo ressaltada por parlamentares e pelo próprio governo federal.
“Parece que os estados e municípios não estão aplicando as vacinas, quando estão, ministro. Vamos acabar com essa distorção”, prosseguiu o deputado.
Dr. Luizinho, que preside a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, informou também a intenção da Câmara de criar um passaporte verde de imunidade, que vem sendo exigido de imigrantes e turistas em alguns países. “A carteira de vacinação on-line vai gerar o passaporte verde”