Deputado nega título de cidadão a Bolsonaro: “Não é amigo da Amazônia”
Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou título de Cidadão do Amazonas ao presidente. Serafim Corrêa foi o único a votar contra
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado estadual do Amazonas Serafim Corrêa (PSB) disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tem sido amigo da Amazônia. O parlamentar foi o único a votar contra projeto de lei (PL) que concedeu, ao atual mandatário da República, o título de Cidadão do Amazonas.
Apresentado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL-AM), o projeto foi aprovado na terça-feira (20/4) pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com 13 votos a favor, um contra e uma abstenção. Seis parlamentares não votaram.
“O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, não tem sido amigo do Amazonas, nem de Manaus”, assinalou Serafim, durante o voto, ao pedir “todas as vênias” ao autor do projeto. O breve discurso foi publicado no perfil do deputado em uma rede social.
“Ele subestimou a pandemia, não comprou vacinas quando era para comprar, o seu ministro negligenciou [o nosso estado] na crise do oxigênio, e tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo. A Zona Franca vive sendo atacada, e o seu ministro [da Economia] Paulo Guedes faz cara de paisagem. Eu não posso, portanto, votar a favor deste projeto”, prosseguiu.
Por fim, o parlamentar disse que não iria se alongar muito porque os motivos são “suficientemente conhecidos de todos os senhores”.
Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a destruição na Amazônia Legal totalizou 810 km² somente em março deste ano – aumento de 216% em relação a março de 2020. É o maior desmatamento para o mês nos últimos 10 anos.
Já o deputado Delegado Péricles disse que o presidente Jair Bolsonaro merece receber o título, pois, segundo o parlamentar, tem atuado no aprimoramento da capital do Amazonas e no auxílio de estruturação de todo o interior.
“Os repasses que o governo federal tem feito para os municípios e a capital são inquestionáveis. […] O estado tem continuamente recebido vacinas para a população, além de ver passos efetivos sendo tomados para que nossa BR seja concluída”, disse o deputado estadual.
A seguir, veja os votos de cada deputado, segundo registro da Aleam:
- Dep. Adjuto Afonso – Sim
- Dep. Belarmino Lins – Sim
- Dep. Carlinhos Bessa – Sim
- Dep. Delegado Péricles – Sim
- Dep. Dr. Gomes – Sim
- Dep. Felipe Souza – Sim
- Dep. João Luiz – Sim
- Dep. Ricardo Nicolau – Sim
- Dep. Roberto Cidade – Sim
- Dep. Saullo Vianna – Sim
- Dep. Serafim Corrêa – Não
- Dep. Therezinha Ruiz – Sim
- Dep. Tony Medeiros – Sim
- Dep. Wilker Barreto – Sim
- Dep. Abdala Fraxe – Não Votou
- Dep. Álvaro Campelo – Não Votou
- Dep. Cabo Maciel – Não Votou
- Dep. Dra. Mayara Pinheiro – Não Votou
- Dep. Fausto Junior – Não Votou
- Dep. Nejmi Aziz – Não Votou
- Dep. Dermilson Chagas – Abstenção