metropoles.com

Deputado do PT pede a Doria que proíba jogos da Copa América em SP

Alexandre Padilha encaminhou um ofício ao governador do estado solicitando que não permita a realização da competição nos estádios locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/PT
Alexandre Padilha
1 de 1 Alexandre Padilha - Foto: Lula Marques/PT

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro na Saúde durante o governo Dilma Rousseff, encaminhou, nesta segunda-feira (31/5), um ofício ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para que proíba a realização de jogos da Copa América no estado.

Padilha criticou a autorização do governo federal para transferência de sede da competição quando o país vive a iminência de uma nova onda de crescimento de casos e óbitos pela Covid-19. “Não podemos aceitar mais um capítulo mortal do negacionismo de Bolsonaro”, justificou o parlamentar em seu Twitter.

Veja a publicação:

Ainda nesta tarde, o deputado federal Júlio Delgado (PDB-MG) anunciou que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a realização do torneio em solo nacional.

Também pelo Twitter, Delgado classificou a transferência de sede para o país como “um absurdo”. “Estou entrando na Justiça contra a realização da Copa América no Brasil. Um absurdo!”, publicou.

“Campeonato da morte”

No Senado Federal, o anúncio de transferência da sede do torneio também repercutiu negativamente. Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) chamou a Copa América de “campeonato da morte”.

Calheiros comparou a agilidade do governo brasileiro para responder às solicitações da Conmebol, organizadora do torneio, com a velocidade empregada pelo Executivo para discutir e avaliar ofertas de vacinas.

“Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF [Confederação Brasileira de Futebol]. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas, mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio”, publicou o senador.

Mais cedo, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) também usou o Twitter para criticar a realização da competição em território nacional. “Bolsonaro quer promover a Copa América no Brasil, justo quando caminhamos para uma 3ª onda”, disse.

“Bolsonaro é ‘imbroxável’ na sua sabotagem à saúde dos brasileiros: foi sua negligência na vacinação que privou o povo do futebol”, completou.

As críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocorrem após a Conmebol anunciar a mudança de sede do torneio e fazendo agradecimentos diretos ao mandatário do país por viabilizar a possibilidade.

A Copa América seria realizada em 2020, em estádios da Colômbia e da Argentina. No entanto, foi adiada para 2021 e viu os países sedes desistirem de abrigar a competição em decorrência de crises políticas e do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?