metropoles.com

Deputado diz que relatório contra Temer será “parecer Jota Quest”

Segundo Sílvio Costa (Avante-PE), parecer a ser proferido por Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) será “Fácil, extremamente Bonifácio”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
sílivo costa
1 de 1 sílivo costa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio às discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados sobre a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), o vice-líder da minoria na Casa, Sílvio Costa (Avante-PE), afirmou que o parecer a ser produzido pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator do caso na comissão, será o “relatório Jota Quest”: “Fácil, extremamente Bonifácio”, declarou Costa, em um trocadilho com a música “Fácil”, da banda mineira.

O debate sobre a denúncia envolvendo o presidente domina a pauta da reunião da CCJ desta terça-feira (3/10). A comissão, contudo, ainda aguarda o prazo de apresentação da defesa de Temer e seus ministros para deliberar oficialmente sobre o assunto. A previsão é que as defesas sejam entregues nesta quarta (4).

“O homem efetivamente já declarou o voto dele. O Bonifácio vai fazer um relatório para, mais uma vez, salvar Temer”, afirmou Sílvio Costa, que não faz parte da comissão. O deputado, assim como outros parlamentares da oposição, criticaram a indicação, confirmada na última quinta (29/9), do deputado tucano como relator do caso e defenderam a possibilidade de uma nova indicação.

Andrada, por sua vez, já afirmou que não desistirá da relatoria da denúncia. “Quem vive na vida pública está permanentemente submetido a toda espécie de pressões, e eu estou há 50 anos na vida pública”, disse o relator, ainda na segunda-feira (2), garantindo que não cederá a nenhum tipo de intimidação por parte de outros parlamentares.

Os próprios tucanos, especialmente a ala mais jovem do partido, que reúne os chamados parlamentares “cabeças pretas”, defendem que ele desista da relatoria e também o desembarque do PSDB da gestão Temer. Esse grupo se mostra irredutível e pretende votar pelo prosseguimento das investigações contra o peemedebista. Durante a reunião desta tarde, um pequeno grupo do movimento Comitê pela Democracia levantou cartazes pedindo o mesmo: que as acusações contra Temer sejam apuradas (imagem abaixo).

Rafaela Felicciano/Metrópoles


Trâmite
Enquanto aguarda a defesa do presidente e dos ministros, Bonifácio de Andrada afirmou que já está lendo as 260 páginas da Solicitação de Instauração de Processo (SIP) 2/17, além dos anexos. Na peça, a Procuradoria-Geral da República acusa Temer, os ministros ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) e outros políticos do PMDB de participar de um suposto esquema com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública. Em nota, o Palácio do Planalto rechaçou as acusações.

Caberá à CCJ votar o parecer a ser elaborado por Bonifácio de Andrada sobre o caso, mas, independentemente desse parecer, o Plenário deverá decidir se autoriza ou não a abertura de processo no Supremo Tribunal Federal contra Temer, como determina a Constituição.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?