metropoles.com

Deputado bolsonarista relaciona votação de Lula no NE ao analfabetismo

Gustavo Gayer associou taxa de analfabetismo no Nordeste à eleição de Lula e à derrota de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
Gustavo Gayer
1 de 1 Gustavo Gayer - Foto: Agência Câmara

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) associou as taxas de analfabetismo de estados do Nordeste à votação recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2022. O petista derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os estados da região, de onde também é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em publicação feita no Twitter na noite desta quarta-feira (7/6), Gayer compartilha um vídeo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 para exibir números sobre o analfabetismo em todas as regiões do país e insinua que as taxas do Nordeste justificam a hegemonia eleitoral do petista na região.

Veja:

Na legenda, Gayer sugere cruzar o mapa de 2019 com os dados da eleição passada, com destaque para os locais onde Lula obteve mais votos. Os dados do gráfico, inclusive, apresentam algumas divergências tanto com o número mais recente divulgado pela Pnad quanto com as taxa divulgadas à época pela imprensa.

A publicação de Gustavo Gayer instigou alguns apoiadores a fazerem publicações de cunho separatista, sugerindo a separação do Nordeste e alguns estados do Norte do restante do país. Outros voltaram a levantar a tese, que não encontra respaldo na averiguação das urnas, de fraude eleitoral.

Novos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgados nesta quarta, atualizam a taxa de analfabetismo no Nordeste, que atinge 11,7% da população.

Confusões

Gustavo Gayer é conhecido na Câmara pelas confusões com seus colegas parlamentares. Ele se envolveu numa disputa com Silvye Alves (União-GO) e a deputada chegou a falar sobre um acidente ocorrido em 2000, no qual Gayer era o motorista do carro. Duas pessoas morreram no episódio.

Após a confusão, Silvye disse ter sido ameaçada por pessoas ligadas ao deputado, o que levou o União Brasil a solicitar ao presidente da Câmara, Arthur Lira, escolta policial para proteger a deputada.

Como mostrou o Metrópoles, Gayer fez pagamentos com verba da cota parlamentar à empresa de um amigo e político que participou dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.

Entre março, abril e maio deste ano, a Goiás Online Comunicações e Marketing Publicitário Ltda. recebeu, no total, R$ 24 mil por “publicidade das redes sociais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?