metropoles.com

Deputado ajuíza denúncia contra donos da JBS por compra de dólares

Segundo o deputado André Amaral (PMDB-PB), regalias dos executivos da JBS precisam ser suspensas porque usaram informações privilegiadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
deputado andre amaral
1 de 1 deputado andre amaral - Foto: Reprodução/Facebook

O deputado federal André Amaral (PMDB-PB) entrou com uma representação criminal contra os donos do frigorífico JBS, Joesley e Wesley Batista, nesta terça-feira (23/5). De acordo com o parlamentar, os empresários violaram as regras da delação premiada ao supostamente usarem informações privilegiadas para comprar dólares às vésperas da divulgação dos depoimentos.

A denúncia do deputado foi apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) e pede abertura imediata de um inquérito para investigar o caso. “Quem comete ato doloso após ser beneficiário de uma delação acaba tendo a colaboração suspensa. É isso que precisa acontecer com os irmãos Batista. Eles têm que ser julgados”, afirma o parlamentar.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — autarquia do Ministério da Fazenda que fiscaliza o mercado de valores mobiliários do Brasil — investiga indícios de que a JBS tenha cometido o crime de “insider trading”.

A empresa teria utilizado o conhecimento sobre a delação premiada de seus executivos, e os impactos que ela causaria no mercado financeiro, para se beneficiar. Horas antes da divulgação da conversa de Joesley Batista com o presidente Michel Temer, a J&F, holding que controla a JBS, teria se posicionado para comprar cerca de R$ 1 bilhão de dólares.

Após a publicação do diálogo, a moeda norte-americana passou por grande valorização em relação ao Real, e os dólares adquiridos pela empresa se tornaram muito mais valiosos. A empresa, no entanto, nega as acusações e afirma que todas as transações de compra e venda de moedas, títulos e ações pela J&F seguem a legislação devida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?