Deputado acusa Rui Costa de barrar MST em evento. Ministro nega
Segundo o deputado federal Valmir Assunção, Rui Costa teria impedido o MST de participar do lançamento do PPA Participativo Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o deputado federal Valmir Assunção (PT) acusou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, de tentar impedir a participação do segmento no lançamento do PPA Participativo Nacional, evento que acontece nesta quinta-feira (11/5), na Bahia, e conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O ministro da Casa Civil, Rui Costa, vetou a participação do MST na atividade de lançamento do PPA Participativo Nacional, que ocorre hoje em Salvador. Por conta disso, o deputado Valmir Assunção não participará do evento. O MST tem história de luta e merece respeito”, disse o deputado em uma rede social.
Veja:
URGENTE: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vetou a participação do MST na atividade de lançamento do PPA Participativo Nacional, que ocorre hoje em Salvador. Por conta disso, o deputado Valmir Assunção não participará do evento. O MST tem história de luta e merece respeito.
— Valmir Assunção (@DepValmir) May 11, 2023
O Metrópoles questionou a Casa Civil sobre a suposta proibição. Em nota, a assessoria respondeu que a acusação não procede: “O ministro da Casa Civil, Rui Costa, nega que tenha vetado a participação do MST no evento de lançamento do PPA, em Salvador, nesta quinta-feira (11/5)”.
Primeira plenária do PPA Participativo
O governo federal abre, nesta quinta-feira (11/5), uma página para que cidadãos possam participar da escolha de programas e ações prioritárias para os próximos anos. Batizado de Brasil Participativo, a plataforma serve como retomada de uma ação de outros governos petistas: reuniões presenciais nos estados para a elaboração de um Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
O presidente Lula participa da primeira plenária estadual nesta quinta, em Salvador (BA), na Arena Fonte Nova. Outros eventos acontecerão em todas as capitais nas próximas semanas, sendo os próximos em Maceió (AL), nesta sexta (12/5), no Centro de Convenções de Maceió, das 10h às 13h, e em Recife (PE), no mesmo dia, no Teatro dos Guararapes, das 16h às 19.
Nos eventos, cidadãos podem se inscrever para falar sobre quais prioridades o poder público deve ter nos próximos anos. As sugestões serão reunidas para a elaboração do plano plurianual, que, segundo o governo, vai ajudar na formulação de políticas públicas e nas propostas orçamentárias enviadas ao Poder Legislativo.
Essa ação é coordenada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, chefiado pela ministra Simone Tebet, que acompanha Lula em Salvador.