Deputada federal, Carla Zambelli assina pedido de impeachment contra Doria
Se condenado, o governador poderá, além de perder o mandato, tornar-se inabilitado para o exercício de qualquer função pública por 8 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados bolsonaristas da Assembléia Legislativa de São Paulo protocolaram nesta quinta-feira (10/9) um pedido de impeachment contra o governador João Doria, a quem acusam de ter cometido crime de responsabilidade. De iniciativa da deputada estadual Valéria Bolsonaro (PSL), o documento é assinado pelo deputados estaduais Douglas Garcia (PTB), Castello Branco (PSL), Danilo Balas (PSL), Frederico D’Avila (PSL), Major Mecca (PSL) e Gil Diniz (PSL). A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), bolsonarista de primeira linha, também subscreve o pedido.
Em nota, os políticos alegam desvios descritos como a compra de três mil respiradores da China, com um envio antecipado de mais de R$ 240 milhões e sem receber ao menos um aparelho em solo nacional.
Também denunciam o sobrepreço de produtos e eventual beneficiamento indevido de terceiros em contratações emergenciais pelo governo de São Paulo e, desta vez, os produtos foram luvas cirúrgicas.
Os deputados afirmam que é necessária a atuação do Legislativo estadual para afastar o governador, pois “despencam inúmeros casos de desvio de conduta, com compras fraudulentas, superfaturamento por preços excessivos, compra de respiradores, testes, equipamentos de proteção individual, falsidade ideológica de documentos oficiais e utilização de empresas de fachada administradas por interpostas pessoas”.
Caso condenado, João Doria poderá, além de perder o mandato, tornar-se inabilitado para o exercício de qualquer função pública pelo período de oito anos.