metropoles.com

Depois de racha no PT, Marília Arraes é eleita 2ª secretária da Câmara

A parlamentar contrariou a bancada do partido, que havia indicado o deputado João Daniel (PT-SE) para o cargo, e gerou irritação interna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Marília Arraes
1 de 1 Marília Arraes - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Contrariando a bancada do PT, a deputada Marília Arraes (PT-PE) foi eleita, nesta quarta-feira (3/2), em segundo turno, para o cargo de 2ª secretária da Câmara dos Deputados para o próximo biênio (2021-2022). Candidata avulsa, ela venceu, por 192 votos a 168, o deputado federal João Daniel (PT-SE), o nome indicado formalmente pelo partido.

A parlamentar havia sido indicada ao cargo de 1ª secretária na composição anterior, cancelada pelo presidente eleito da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Com a mudança de cargo, o partido avaliou indicá-la, mas recuou por seu suposto alinhamento a Lira e optou por Daniel. Ela, então, lançou candidatura avulsa.

A deputada pernambucana concorreu contra João Daniel e Paulo Guedes (PT-MG). O primeiro turno terminou com a petista na frente, com 172 votos ante 166, de Daniel. Guedes teve 54.

Contudo, a atitude de Marília gerou irritação nos correligionários, pois ela descumpriu o acordo de não lançar candidatura avulsa. A petista perdeu a indicação na votação interna do partido, que optou pelo deputado sergipano. Ela, todavia, colocou-se na disputa e venceu.

Um petista, em reserva, lamentou a atitude de Marília e lembrou que a bancada sempre esteve ao lado dela, quando a petista tentou disputar o governo de Pernambuco e, mais recentemente, quando disputou a Prefeitura do Recife e perdeu. Nas duas ocasiões, a bancada comprou a briga dela com a direção do partido em Pernambuco.

Apesar do incômodo, o líder da bancada, Ênio Verri (PR), disse que iria buscar o diálogo com todos, mas não haveria reprimenda a atitude dela. “Ela ocupa uma espaço importante para o futuro do país”, disse ele. “Meu papel é construir diálogo”, acrescentou.

Marília está em seu primeiro mandato como deputada federal. Antes, ela foi vereadora do Recife por três mandatos (2009-2019). A parlamentar é neta do governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e prima do também ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A 2ª secretaria tem como função tratar das relações internacionais da Câmara, principalmente da emissão de passaportes, além de cuidar dos programas de estágio oferecidos pela instituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?