DEM defende Maia e repudia ataques virtuais ao presidente da Câmara
Nota do partido diz que Câmara, sob a liderança do deputado fluminense, “não se furtará a cumprir o seu papel na história”
atualizado
Compartilhar notícia
O Democratas, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), soltou uma nota defendendo o parlamentar fluminense na tarde deste sábado (23/3). Assinado pelo líder do partido na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), o texto repudia ataques virtuais direcionados a Maia e destaca a capacidade de diálogo, o respeito e a “busca incessante pela harmonia e independência” do deputado entre os Três Poderes.
A nota em nome da bancada do partido afirma que a adoção de regras duras para cortar privilégios, em referência à reforma da Previdência é necessária e depende de “posturas corajosas e de defesas enfáticas”. “O mundo real é assim. O virtual aceita ataques que só geram ódio, não o desenvolvimento”, completa o texto.
Durante a semana, Maia demonstrou seu incômodo com a postura do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Alvo de ataques de apoiadores do presidente da República, Maia se irritou com declarações de Bolsonaro sobre a “velha política”, o que é visto pelo fluminense como combustível para críticas na internet. Também tem incomodado o presidente da Câmara a falta de ação do Planalto para organizar uma base para aprovar a reforma da Previdência.
O desconforto do presidente da Câmara gerou uma queda de braço por meio de declarações dos chefes dos dois poderes. Neste sábado, no fim de sua visita oficial ao Chile, Bolsonaro admitiu “atritos” com o Legislativo, atribuídos à “velha política” e reclamou da suposta “agressividade” de Maia.
O presidente da Câmara, por sua vez, disse que “não usa redes sociais para atacar ninguém” e afirmou que o ministro Paulo Guedes tenta interferir na escolha do relator da reforma da Previdência na Câmara.
Leia a íntegra da nota do DEM:
Conhecedores do espírito público, da capacidade de diálogo e da responsabilidade de Rodrigo Maia com o País, os deputados Federais que compõem a bancada do Democratas na Câmara repudiam qualquer ataque virtual ao presidente da Câmara e às instituições democráticas.
É público o respeito de Rodrigo Maia aos Poderes constituídos e à hierarquia característica de cada um deles e a busca incessante pela harmonia e independência, preceitos constitucionais. Também é de conhecimento de todos seu empenho com o ajuste fiscal e com as reformas voltadas para o crescimento do País, sejam estas medidas populares ou não.
A implementação de regras duras e necessárias que cortem privilégios dependem de posturas corajosas e de defesas enfáticas. O mundo real é assim. O virtual aceita ataques que só geram ódio, não o desenvolvimento.
A coragem e o diálogo franco, ambos na vida real da política que visa um Brasil melhor, fazem Rodrigo Maia ser reconhecido como uma das figuras centrais neste difícil processo de reconstrução nacional, devolvendo à Câmara, que representa a vontade de cada brasileiro, um papel de protagonismo, necessário ao momento que estamos vivendo. É lamentável que ataques, muitas vezes anônimos, tenham o intuito único de denegrir reputações pessoais e institucionais.
As portas de seu gabinete e da residência oficial da Câmara sempre estiveram – e estarão – abertas para qualquer corrente política. À sua mesa, há lugar garantido para todos aqueles que queiram contribuir de forma respeitosa com o ambiente democrático. Sua interlocução com todos é feita de forma direta e franca.
O Presidente Rodrigo Maia orgulha a nossa bancada e sintetiza com as suas atitudes os valores democráticos que o nosso Partido cultua e defende. Para os deputados Federais do Democratas, em qualquer contexto, governado por qualquer grupo político, as instituições e o respeito a seus representantes devem prevalecer. Não acreditamos que a saída para a crise possa ser outra.
A Câmara dos Deputados, sob a liderança de Rodrigo Maia, não se furtará a cumprir o seu papel na história.
Elmar Nascimento (BA), líder do Democratas na Câmara