metropoles.com

Defesa entra com novo recurso no STF para que Lula deixe a prisão

Conforme sustenta Sepúlveda Pertence, decisão do TRF-4 que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a detenção do ex-presidente é ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
POSSE FUX
1 de 1 POSSE FUX - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta sexta-feira (13/4), com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. No recurso, os defensores pedem que Lula aguarde em liberdade o fim dos recursos da condenação na ação penal do triplex do Guarujá (SP).

Conforme sustenta o advogado Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula é ilegal. Para Pertence, o tribunal extrapolou o entendimento do Supremo em 2016, quando do julgamento das ações que permitiram a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

“Ainda estava pendente a publicação do acórdão que julgou os primeiros embargos. Por isso, nesse recurso dirigido ao STF pedimos a reconsideração da decisão que havia negado a liminar ou que o caso seja submetido à Turma, para que a ordem de prisão emitida contra o ex-Presidente Lula seja revertida”, escreveu Cristiano Zanin, advogado de defesa do ex-presidente.

Prisão
Lula está preso desde o último sábado (7), na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão, à qual foi condenado pelo TRF-4, por corrupção e lavagem de dinheiro. Esse foi o segundo recurso apresentado pela defesa do ex-presidente ao STF desde que Lula teve a prisão decretada, em 5 de abril.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?