metropoles.com

Defesa de Lula diz que fala de promotor demonstra antecipação de juízo de valor

Lula e a mulher Marisa Letícia iriam depor em São Paulo, mas a oitiva foi suspensa por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
AC_Lula_Congresso_Nacional_Juventude_20112015_005
1 de 1 AC_Lula_Congresso_Nacional_Juventude_20112015_005 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a fala do promotor paulista Cassio Conserino nesta quarta-feira, 17. Segundo os advogados, o promotor novamente demonstrou “antecipação de juízo de valor” ao insinuar que o ex-presidente se consideraria “acima da lei”.

Lula e a mulher Marisa Letícia iriam depor em São Paulo, mas a oitiva foi suspensa por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“A nota lida pelo promotor de justiça Cassio Roberto Conserino nesta data, ao insinuar que o ex-Presidente se consideraria ‘acima e à margem da lei’ implica em nova antecipação de juízo de valor, deixando clara a parcialidade que inspira a sua atuação no caso concreto. Também mostra que Conserino resiste à autoridade e competência do CNMP ao sustentar que a decisão liminar proferida não passou de um erro de seu eminente Conselheiro prolator”, diz o documento assinado pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Nilo Batista.

Os defensores dizem também que Lula e seus familiares “atenderam a todos os pedidos feitos pela Justiça e pelos órgãos de investigação até a presente data”. “Não temem qualquer investigação desde que conduzida por autoridades imparciais no exercício de suas atribuições legais, ou seja, uma investigação que não esteja acima da lei”, diz o documento, devolvendo a provocação a Conserino, usando os mesmos termos do promotor.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), deferiu parcialmente recurso apresentado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), aliado de Lula, na noite de ontem. A decisão monocrática foi tomada pelo conselheiro Valter Shuenquener, que decidiu levar ao plenário do colegiado a questão do ‘promotor natural’. O plenário deve analisar o caso na próxima terça-feira, 23.

A defesa de Lula e aliados alegam que a investigação não caberia a Conserino. O MP-SP, por sua vez, defende o direito do promotor de conduzir o processo.

Lula e Marisa Letícia seriam ouvidos nesta quarta-feira, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, sobre suposta ocultação de patrimônio ligada à propriedade de familiares do petista de um tríplex no Guarujá, no litoral paulista. A liminar do CNMP suspendeu o depoimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?