metropoles.com

Defesa de Jucá pede à PGR acesso ao conteúdo de conversas

Mais cedo, Jucá decidiu se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da PGR sobre o caso. A exoneração do ministro deverá ser publicada amanhã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A defesa do ministro licenciado do Planejamento, Romero Jucá, pediu hoje (23) à Procuradoria-Geral da República (PGR) acesso ao conteúdo das conversas gravadas entre ele e Sérgio Machado, ex-diretor da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. No documento, os advogados também solicitaram à procuradoria informações sobre a existência de alguma investigação sobre o caso.

Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, em conversa com Machado, Jucá sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato. De acordo com o jornal, Machado afirma estar preocupado por acreditar que ele seria alvo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, devido a relação dele com a cúpula do PMDB. Machado já foi citado por delatores da Lava Jato.

Mais cedo, Jucá decidiu se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da PGR sobre o caso. A exoneração do ministro deverá ser publicada amanhã (24) no Diário Oficial da União, ato que permitirá o retorno do ministro à atividade parlamentar no Senado, onde foi eleito pelo estado de Roraima.

Ao anunciar seu afastamento do ministério, Jucá afirmou que pretende voltar ao Senado para fazer “o enfrentamento” e evitar “babaquices” e manipulações da oposição, como o PT.

“Sou o presidente do PMDB, sou um dos construtores desse novo governo e não quero, de forma nenhuma, deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa comprometer o governo. Portanto, enquanto o Ministério Público não se manifestar, aguardo fora do ministério o posicionamento. Se ele se manifestar que não há crime, que é o que acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar ou não”, concluiu Jucá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?