metropoles.com

Defesa de Cunha pede ao STF acesso integral à delação premiada de lobista

Pedido foi encaminhado a Teori Zavascki que deve pedir uma manifestação do Procurador-geral da República Rodrigo Janot.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: null

A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PDMB-RJ), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para ter acesso integral ao procedimento de homologação do acordo de delação premiada negociado entre o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e o Ministério Público Federal.

Os advogados de Cunha pedem ainda que o prazo da defesa, que acaba no fim do mês, só passe a valer depois de concedido o acesso ao conteúdo, incluindo “acordo de colaboração, termos de declarações, anexos e seus respectivos registros visuais (…) a fim de que possa ser exercido de forma efetiva e adequada os direitos constitucionais da ampla defesa e do contraditório”.

O pedido foi encaminhado ao ministro e relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, que deve pedir uma manifestação do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segundo os advogados de Cunha, “não se pode limitar o acesso ao denunciado àquilo que, ao ver da acusação, estaria a ele relacionado”. “Nada, absolutamente nada, respalda ocultar do envolvido – como é o caso do reclamante – os dados contidos em autos de inquérito, processo administrativo ou criminal, bem assim, até mesmo, de procedimento de delação premiada”, completam os advogados do presidente da Câmara.

Baiano é apontado como lobista do PMDB no esquema de desvios da Petrobras e alvo investigação da Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi preso em novembro de 2014, na Operação Juízo Final, etapa da Lava Jato que alcançou o braço empresarial do esquema de corrupção na Petrobras.

Em uma primeira ação, Fernando Soares foi condenado à pena de 16 anos e 1 mês de cadeia. Ele ainda responde a outros processos no âmbito da Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?