metropoles.com

Defesa de Bolsonaro aguarda definição de local para devolver joias

A definição do local depende da consulta ao plenário do TCU. Defesa alega que Bolsonaro está pronto para devolver joias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles e Divulgação
Polícia Federal Michelle
1 de 1 Polícia Federal Michelle - Foto: Igo Estrela/Metrópoles e Divulgação

Em uma publicação em uma rede social, o ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações Fábio Wajngarten afirmou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguarda decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o local para a devolução dos presentes recebidos em viagens ao exterior.

Segundo o ex-secretário, os advogados do ex-mandatário também aguardam intimação sobre a decisão do tribunal que definiu a fixação da devolução das peças.

“A defesa do presidente Jair Bolsonaro aguarda o TCU pela definição do local de entrega do presente masculino bem como das armas por ele recebidas. Até o momento não foi intimada da decisão da semana passada, data em que, de maneira unilateral já ofereceu a dispor imediatamente dos bens à luz da decisão do referido órgão. A defesa reitera que cumprirá de pronto a determinação tão logo sejam esclarecidos os trâmites de entrega”, disse Wajngarten.

Na segunda-feira (20/3), o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que o plenário da Corte de contas seja consultado sobre o destino das joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu de presente da Arábia Saudita.

Em um primeiro momento, o TCU decidiu que o material deveria ser guardado na Secretaria-Geral da Presidência da República. Agora, porém, há a avaliação de que o destino deve ser a Caixa Econômica Federal, que conta com cofre, peritos para avaliarem as joias e estrutura de segurança.

A defesa de Bolsonaro questionou o destino adequado para a devolução das peças, assim como o prazo atualizado. Na última quarta-feira (15/3), o TCU deu cinco dias para que o ex-presidente devolvesse as joias sauditas e as armas presenteadas pelos Emirados Árabes.

Nardes determinou que o posicionamento do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), que defende que as joias sejam guardadas na Caixa, seja avaliado em plenário. A próxima sessão está marcada para quarta-feira (22/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?