De olho no STF, André Mendonça se movimenta no Senado
O advogado-Geral da União se reuniu com o senador Álvaro Dias nesta quinta-feira (10/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Na iminência da indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, André Mendonça, começou a circular no Senado Federal. Ele se reuniu, nesta quinta-feira (10/6), com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) e tem acenado a outros parlamentares.
Mendonça também já teria conversado com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e com Luiz Carlos Heinze (PP-RS).
O nome de Mendonça, todavia, não foi anunciado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos bastidores, no entanto, circula a informação de que ele seria o escolhido.
Contudo, há resistência entre os parlamentares ao advogado-geral da União. Para alguns, ele se porta como um representante do bolsonarismo, com perseguição a jornalistas e youtubers, com base na Lei de Segurança Nacional, por exemplo.
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, pediu que Bolsonaro aguarde a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, que ocorre em 12 de julho, para anunciar o indicado a vaga.
Além de Mendonça, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, também se movimentam para a vaga no STF.
Para assumir a vaga, o indicado precisa passar por sabatina no Senado antes de assumir como ministro.