metropoles.com

“Preto e gay”: saiba quem é David Miranda, suplente de Jean Wyllys

Casado com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, ele é vereador no Rio de Janeiro e vai assumir a vaga deixada pelo correligionário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Facebook
miranda
1 de 1 miranda - Foto: Reprodução Facebook

Preto, favelado e primeiro vereador LGBT na cidade do Rio de Janeiro. É assim que se apresenta, no Twitter, o agora deputado federal eleito David Miranda (PSol-RJ), suplente de Jean Wyllys (PSol-RJ). Com a renúncia do correligionário, ele deixará a Câmara Municipal para assumir a vaga deixada na bancada da sigla na Câmara dos Deputados.

Miranda é jornalista, tem 33 anos, e obteve 17.356 votos na disputa de 2018 para deputado federal. Dessa forma, ele garantiu a primeira suplência do partido. A sua principal bandeira de militância tem sido a causa LGBT, além da “luta por direitos civis aos segmentos da sociedade que sofrem preconceitos”.

Ele é casado com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que ganhou notoriedade após a divulgação do caso Edward Snowden, que denunciava programas de espionagem dos Estados Unidos contra empresas e lideranças de outros países, entre eles, o Brasil. O trabalho lhe rendeu, em 2014, o Prêmio Pullitzer – maior premiação do mundo de jornalismo.

Em 2013, Miranda foi detido pela polícia londrina no aeroporto de Heathrow quando retornava da Alemanha para o Brasil. O vereador foi interrogado e detido por nove horas, acusado de terrorismo. Ele ficou incomunicável e sem direito de fazer ligações telefônicas ou contatar advogados.

Após o interrogatório, seu laptop, telefone, computador, câmera e outros objetos pessoais foram apreendidos. À época, a Anistia Internacional afirmou que Miranda foi “claramente vítima de uma injustificada tática de vingança” contra as revelações do seu parceiro.

Em 2017, o então vereador David Miranda anunciou na sua conta no Facebook que ele e Greenwald haviam se tornado pais de duas crianças, João Victor e Jonathan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?