Davi Alcolumbre: “Nenhum ataque à democracia será tolerado”
Fala do presidente do Senado é reação a ministro Augusto Heleno, que acusou Congresso de “chantagem”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reagiu à fala do ministro Augusto Heleno, de que o Executivo não pode aceitar “chantagens” do Parlamento, dizendo que, no Congresso, “nenhum ataque à democracia será tolerado”.
“O momento, mais do que nunca, é de defesa da democracia, independência e harmonia dos Poderes para trabalhar pelo país”, afirmou ainda o presidente do Congresso, em nota divulgada nesta quarta-feira (19/02/2020).
Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) virou um “radical ideológico contra a democracia”.
Entenda
Em cerimônia no Palácio da Alvorada, o general Augusto Heleno afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não pode aceitar “chantagens” do Parlamento o tempo todo. “Foda-se”, completou.
O áudio foi captado em transmissão da Presidência pela internet, conforme registrou o site de O Globo. Após a fala, o general foi alertado que estava ao vivo.
A declaração aconteceu em meio a uma pressão dos parlamentares para controlar parte do orçamento impositivo (gastos obrigatórios) do governo federal.