Datafolha: Lula lidera corrida ao Planalto mesmo após condenação
A pesquisa mostra o ex-presidente com 35% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o deputado Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa pelo Palácio do Planalto em 2018. Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (30/9), o petista aparece com 35% das intenções de voto. O resultado veio após o político ter sido condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, no processo em que é acusado pelo recebimento de um tríplex no Guarujá, em São Paulo e das revelações feitas pelo ex-ministro Antonio Palocci.
Em segundo lugar, aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 16% dos votos. Mariana Silva (Rede) vem em seguida: a ambientalista tem entre 13% e 14% da preferência do eleitorado.
A pesquisa, feita entre quarta (27) e quinta-feira (28), ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.Pela primeira vez, Lula lidera em todos os cenários projetados no segundo turno. Em junho, o ex-presidente aparecia empatado com Marina Silva. O único cenário, de acordo com a pesquisa apresentada neste sábado (30/9), em que o petista não sairia de cara vitorioso, seria em um confronto eleitoral com o juiz Sérgio Moro. Eles estariam tecnicamente empatados.
Participação no pleito
A presença de Lula ainda é uma incógnita nas eleições do ano que vem. Caso seja condenado em segunda instância, o petista ficaria inelegível para a disputa eleitoral de 2018.