metropoles.com

Datafolha: Lula atinge 62% dos votos de quem não tem comida suficiente

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (24/12), cerca de 26% dos cidadãos do país não têm segurança alimentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio vieira/Metrópoles
Ex-presidente Lula em natal dos catadores, em São Paulo
1 de 1 Ex-presidente Lula em natal dos catadores, em São Paulo - Foto: Fábio vieira/Metrópoles

O pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva é a preferência das pessoas que se consideram em situação de insegurança alimentar, ou seja, que não têm comida suficiente para suprir as necessidades diárias. Esse grupo corresponde a 26% dos cidadãos do país.

Lula será o voto de 62% dessas pessoas, enquanto o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, tem a simpatia de 11% dos eleitores. A informação é da pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (24/12).

Já os que consideram ter mais comida do que o suficiente, Bolsonaro é preferência, com 35% do eleitorado. Já o pré-candidato petista tem 37% dos votos deste segmento.

Em resposta à pergunta “Nos últimos meses, a quantidade de comida na sua casa para você e sua família foi?”, 17% dos que recebem de 2 a 5 salários mínimos disseram que foi menos do que o suficiente. O total de 3% dos que ganham mais de 5 salários responderam o mesmo.

O Nordeste foi registrado como a região com mais habitantes que afirmam ter falta de comida (35%), seguido por Centro-Oeste/Norte (25%), Sudeste (23%) e Sul (21%).

O levantamento foi feito de 13 a 16 de dezembro, com a participação de 3.666 brasileiros, em 191 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.

A pesquisa também perguntou se, neste momento de pandemia, os entrevistados percebem que a quantidade de pessoas que passam fome no país aumentou, diminuiu ou ficou igual. Conforme os resultados, 89% afirmaram que aumentou, 3% que diminuiu, 7% que ficou igual e 1% não soube responder.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?