metropoles.com

Datafolha: brasileiro se divide quanto a impeachment de Bolsonaro

Após a saída do ministro Sergio Moro do governo, o presidente mantém estável o apoio de cerca de um terço da população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após o pedido de demissão do agora ex-ministro Sergio Moro da pasta de Justiça e Segurança Pública, um eventual processo de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), divide a opinião dos brasileiros. É o que indica pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (27/04), três dias depois da saída do ministro mais popular da Esplanada.

Segundo a pesquisa, a abertura de um processo de afastamento do presidente, na Câmara dos Deputados, é defendida por 45% dos brasileiros. Contra o impeachment, colocam-se 48% na população, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder.

Para o levantamento, foram ouvidas 1.503 pessoas por telefone e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi feita depois que Moro deixou o governo e acusou o presidente de vários crimes de responsabilidade, na última sexta-feira (24/04), entre eles o de tentativa de interferir politicamente na Polícia Federal.

Bolsonaro reagiu e disse que o então ministro condicionou a troca do diretor-geal da PF, Maurício Valeixo, à indicação por parte do presidente a uma cadeira no Suprmeo Tribunal Federal (STF)

Possibilidade de renúncia

Se o brasileiro está matematicamente dividido em relação a um processo de impeachment contra o presidente, o mesmo se dá quando o assunto é a possibilidade de renúncia ao cargo: 46% acreditam que ele deve renunciar, o que indica empate técnico com o percentual que não apoia a ideia: 50%.

A nova pesquisa do Datafolha põe a avaliação do presidente Bolsonaro em um patamar estável, em relação ao que foi verificado pelo instituto em dezembro do ano passado: 38% consideram Bolsonaro ruim ou péssimo 38%; 33% o avaliam como bom ou ótimo e 25%, como regular.

Ou seja, o presidente mantém estável sua base de apoio em cerca de um terço da população. Em dezembro, os dados eram 36%, 30% e 32%, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?