Datafolha: aprovação de Moro supera em 25 pontos a de Bolsonaro
O ministro da Justiça e Segurança Pública é o mais bem avaliado na Esplanada e tem aceitação de 54% dos brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, é o ministro mais bem avaliado do governo segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (05/09/2019) pelo jornal Folha de S.Paulo. Mais da metade — 54% — dos brasileiros avalia a condução do trabalho pelo chefe da pasta como ótima ou boa.
Além disso, 24% consideram a gestão do ministro regular e 20%, ruim ou péssima. De acordo com o levantamento, 94% dos entrevistados dizem conhecer Moro. Essa é a taxa mais alta na Esplanada dos Ministérios.
Em comparação à aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), divulgada nesta semana pelo instituto, Moro supera o chefe do Executivo em 25 pontos percentuais. Levantamento divulgado anteriormente mostrou que 29% aprovam Bolsonaro enquanto 38% o consideram ruim ou péssimo.
De acordo com o Datafolha, a popularidade do ministro da Justiça se mantém intacta mesmo com as recentes divulgações da Vaza Jato feitas pelo site The Intercept Brasil e parceiros, que mostram uma suposta interferência de Moro nos trabalhos da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba.
A boa avaliação permanece também após a relação de Bolsonaro com Sergio Moro ficar estremecida depois de interferências do presidente na Polícia Federal, ligada ao Ministério da Justiça. O chefe do Executivo disse, por exemplo, que o diretor-geral da PF estava subordinado a ele e não ao ministro.
O levantamento mostra que entre os que votaram em Bolsonaro, 80% consideram a gestão de Moro ótima ou boa.
A pesquisa ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios brasileiros.