Datafolha: 87% dos brasileiros são contra rastrear mensagens no WhatsApp
Proposta foi apresentada e aprovada no Senado Federal no âmbito do PL de combate às fake news
atualizado
Compartilhar notícia
Nove em cada 10 (87%) brasileiros dizem que não concordam com o rastreamento de conversas privadas em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, por exemplo.
O resultado faz parte de pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (6/8) pelo Tilt, do portal UOL. O levantamento, que ouviu 1.533 pessoas, foi encomendado pelo Facebook.
O Senado aprovou no último dia 30 um projeto de lei que visa combater as fake news. O texto abre a possibilidade de se rastrear as mensagens encaminhadas em apps de conversa.
“Os provedores de aplicação devem fornecer um mecanismo disponível por no mínimo três meses após a decisão, para que o criador do conteúdo possa recorrer da decisão”, diz o texto.
Outra medida aprovada no Senado é a obrigação de as pessoas apresentarem documento de identidade, como RG ou CPF, para a criação de contas em redes sociais.
Neste ponto, 64% dos brasileiros disseram ser contra a proposta, segundo a pesquisa Datafolha. Por outro lado, 35% são favoráveis às exigências. Veja a seguir a íntegra da proposta aprovada no Senado:
DOC-Projeto de Lei Ordinária-20200513 by Tácio Lorran on Scribd