Datafolha: 57% dos brasileiros não confiam nas declarações de Bolsonaro
De acordo com o levantamento, apenas 15% afirmaram sempre confiar no que é dito pelo presidente e 28% “às vezes” confiam
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (17/9), mostra que a maioria dos brasileiros desconfiam sempre das declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Segundo o levantamento do instituto, 57% dos entrevistados dizem que nunca confiam no que é dito pelo chefe do Executivo federal, ante 15% que afirmaram sempre confiar e 28% que responderam que às vezes confiam.
O Datafolha entrevistou presencialmente 3.667 pessoas em todo o Brasil de segunda-feira (13/9) até a quarta-feira (15/9). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, feita em julho, a taxa de desconfiança estava em 55%. A faixa dos 50% tinha sido atingida pouco antes, em maio.
A alta é consistente desde dezembro passado, quando a resposta “às vezes” chegou a superar numericamente o índice negativo —39% a 37% naquela ocasião.
Governo
A pesquisa do instituto também mostrou que 53% dos entrevistados consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, contra 22% que avaliam como ótimo ou bom.
A taxa negativa para Bolsonaro cai entre os entrevistados com renda mais alta. Entre os que têm renda familiar de cinco a dez salários mínimos, o índice desce para 48%. Os entrevistados com renda familiar superior a dez salários mínimos que sempre confiam nas declarações somam 26%.
No recorte que computa apenas os eleitores que afirmam que vão votar pela reeleição dele em 2022, a taxa de confiança atinge 50% ou mais, dependendo do cenário eleitoral pesquisado.
Um dos segmentos que mais rejeitam a veracidade das declarações de Bolsonaro é o que vê “muita chance” de um golpe de Estado no país. Nesse recorte, a desconfiança no que é dito pelo presidente chega a 85%.