metropoles.com

Datafolha: 53% dos brasileiros acham que corrupção vai aumentar

Cresceu de 36% para 53% a percepção do brasileiro de que a corrupção vai aumentar nos próximos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
mapadacorrupção
1 de 1 mapadacorrupção - Foto: ISTOCK

Cresceu a percepção de que a corrupção no Brasil vai aumentar daqui para frente, segundo pesquisa do Instituto Datafolha publicada nesta terça-feira (29/3). O percentual colhido na terça (22/3) e quarta-feira (23/3) subiu para 53%, ante 36% da sondagem anterior, em dezembro de 2021.

No levantamento, 17% acham que os casos vão diminuir e 26% pensam que ficarão como estão; 4% não sabem. O levantamento foi feito dias após a divulgação das primeiras denúncias envolvendo o Ministério da Educação (MEC).

Reportagens apontaram a existência de um “gabinete paralelo” no MEC comandado por dois pastores evangélicos sem cargo oficial no governo e que teriam cobrado vantagens ilícitas de prefeitos para facilitar a liberação de verbas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O caso levou à demissão do ministro Milton Ribeiro, que pediu exoneração na segunda-feira (28/3), depois de avaliações de que a situação estava respingando no presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Datafolha, a expectativa de aumento da corrupção é maior entre mulheres (58%), pessoas com ensino fundamental (59%) e quem ganha até dois salários mínimos (59%). É menor, contudo, entre os que recebem mais de 10 salários (38%).

Na média, 17% avaliam que houve diminuição de malfeitos. Essa avaliação é superior entre homens (20%), quem tem ensino superior (20%) e pessoas com renda acima de 10 salários mínimos (26%). A percepção é menor entre jovens de 16 a 24 anos (14%).

No auge da Operação Lava Jato, entre 2015 e 2017, a corrupção chegou a ser apontada como o principal problema do país, com menções na casa dos 35%. Agora, ela é citada por apenas 5% dos ouvidos pelo Datafolha, atrás de saúde (22%) e economia (15%), apontadas como as maiores preocupações atualmente.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidas 2.556 pessoas acima de 16 anos, em 181 cidades de todo o país.

Aumento do pessimismo

A pesquisa de março mostra uma piora na percepção de aumento da corrupção. Em dezembro o patamar dos que acreditavam em aumento da corrupção no futuro tinha despencado em relação ao levantamento anterior, de setembro (de 61% para 36%). Aquele foi o menor nível desde o início da gestão Bolsonaro.

Já a parcela dos que esperavam diminuição dos casos havia subido (de 11% em setembro para 30% em dezembro).

Agora, mais da metade dos entrevistados (53%) aguarda piora no cenário, mas ainda distante do pico alcançado em março de 2021 (67%). Na mesma pesquisa, 8% acham que a corrupção iria reduzir (menor índice).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?