metropoles.com

Dantas é empossado presidente do TCU e critica quem “prega violência”

Em seu discurso, Bruno Dantas ignorou os ministros de Bolsonaro que estavam na cerimônia e repudiou ataques ao patrimônio público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida mostra presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, chega para entregar o relatório com informações para a transição de governo 2022 - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, chega para entregar o relatório com informações para a transição de governo 2022 - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Bruno Dantas (foto em destaque) foi empossado na manhã desta quarta-feira (14/12) presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro Vital do Rêgo assumiu a vice-presidência da Casa e acumulará também a função de corregedor.

Em seu discurso, Dantas destacou o combate à fome e à pobreza no país e criticou quem “prega a violência e destrói o patrimônio público e privado”.

“Não é patriota quem prega a violência, quem destrói patrimônio públicou ou privado, quem agride ou fere tercerios por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar sangue. Não é patriota quem drena energia, a alegria e a paz do seu povo. Patriota é aquele que ama o seu país, quem busca fortalecer as instituições republicanas e democratas”, falou Dantas.

A fala ocorre dois dias após a tentativa de manifestantes bolsonaristas de invadir a sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. Carros e ônibus foram depredados pelos vândalos.

Dantas também destacou a atuação da Corte durante a pandemia da Covid-19, no processo eleitoral deste ano e no combate às chamadas fake news.

“Participamos da auditoria do processo democrático, das urnas eletrônicas, para sermos garantes da democracia. Demonstramos, a partir da aplicação de métodos e padrões internacionais de auditoria, que o processo eleitoral e as urnas eletrônicas são confiáveis e auditáveis”, disse ele.

Presenças

Dantas ignorou a presença de ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua fala. Ele não citou nenhum deles ao cumprimentar o público que estava na cerimônia.

A posse contou com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do ex-presidente José Sarney (MDB).

Participaram do evento também os ministros do STF Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Nunes Marques, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras; o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado, mas não compareceu. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) indicou que iria participar da cerimônia, mas cancelou a ida. A assessoria do general explicou que “a agenda está apertada”.

Por parte do atual governo, estavam os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, e o Advogado-Geral da União (AGU), Bruno Bianco.

Eleição

Bruno Dantas foi eleito novo presidente do TCU em sessão plenária no último dia 7 de dezembro, por unanimidade, com oito votos favoráveis.

Dantas estava à frente da Corte de Contas interinamente desde julho, em razão da aposentadoria da ministra Ana Arraes.

O mandato tem duração de um ano e permite recondução por igual período.

Currículo

Dantas assumiu o cargo de ministro do TCU em 2014, aos 36 anos. Ele foi indicado para o cargo pela base do governo de Dilma Rousseff (PT).

Antes disso, foi consultor legislativo e consultor-geral do Senado.

Formado em Direito, Bruno Dantas tem pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Hoje também é professor da graduação, mestrado e doutorado da UERJ e dos programas de mestrado e doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Nove de Julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?