metropoles.com

Danilo Trento é “chefe da lavanderia de dinheiro” da Precisa, diz Randolfe

Vice-presidente da CPI afirma que colegiado tem informações de que valores foram desviados em compras de Rolex e joias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Danilo Trento
1 de 1 Danilo Trento - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O vice-presidente da CPI da Covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou, nesta quinta-feira (23/9), que Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos, atuou como “chefe da lavanderia de dinheiro” da empresa. A Precisa intermediou a venda da vacina indiana Covaxin ao Ministério da Saúde.

Informações colhidas pelo senador no âmbito das investigações dão conta de recorrentes transferências de montantes elevados de dinheiro a empresas de Trento e de terceiros.

“É por ele que passam todos os recursos que vêm de uma empresa dele e que são destinadas ou terceirizadas para outras empresas. Temos fortes indícios de lavagem de dinheiro”, explicou o senador.

Randolfe afirma que o rastro do dinheiro movimentado por Trento e pela empresa leva até panificadoras e empresas investigadas pela Polícia Federal por tráfico de drogas.

“Nos chama atenção o caminho do dinheiro. Temos informações de que os valores foram usados para compras de joias ou de Rolex [relógio de luxo] em duas joalherias, uma em São Paulo e outra em Curitiba (PR)”, continuou o vice-presidente da CPI.

Além de diretor da Precisa, Trento é sócio da empresa Primarcial Holding e Participações, que tem sede em São Paulo no mesmo endereço da empresa Primares Holding e Participações, cujo sócio é Francisco Maximiano, da Precisa.

Os dois viajaram juntos à Índia para as negociações em torno de testes de Covid-19 e da vacina Covaxin.

O lobista Marconny Ribeiro Faria, que trabalhou na Precisa, afirmou, em depoimento à CPI no último dia 15 de setembro, que Trento seria um dos donos da empresa, informação até então nova para a comissão.

Diálogos obtidos pela CPI no celular de Marconny Faria mostram uma conversa entre ele e Ricardo Santana, também lobista da Precisa, sobre uma articulação para prejudicar uma empresa concorrente à de Trento em um processo licitatório.

Os senadores querem saber o grau de envolvimento entre Trento e Maximiano e acreditam que o depoente desta quinta-feira tenha também relações comerciais com o advogado Marcos Tolentino, suposto dono da Fib Bank. A empresa apresentou carta-fiança de R$ 80,7 milhões como garantia no contrato de compra da vacina Covaxin, negociado entre a Precisa e o Ministério da Saúde. Apesar do nome, a Fib Bank não é um banco, mas uma empresa de garantias fidejussórias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?