metropoles.com

Daniel Silveira é cortejado no Planalto durante troca de ministros

Deputado confirmou que irá à Superintendência da Polícia Federal nesta quinta-feira (31/3) para colocar a tornozeleira eletrônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputado Daniel Silveira participa da cerimônia de despedida dos ministros que deixam o governo para disputar as eleições deste ano
1 de 1 Deputado Daniel Silveira participa da cerimônia de despedida dos ministros que deixam o governo para disputar as eleições deste ano - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) recebeu o apoio dos membros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a cerimonia de despedida dos ministros do Executivo, realizada nesta quinta-feira (31/3). Ao todo, seis titulares deixam o comando das respectivas pastas para se dedicarem exclusivamente às suas candidaturas para as eleições.

Na ocasião, Silveira foi saudado por Onyx Lorenzoni, que está de saída do Ministério do Trabalho e Previdência. O parlamentar esteve no evento logo após ter ido à Câmara dos Deputados, na expectativa de que a Polícia Federal (PF) estivesse presente para cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença obriga o deputado a recolocar a tornozeleira eletrônica, além de impedi-lo de participar de eventos públicos.

A defesa de Silveira havia solicitado ao ministro para que procedesse com a aplicação do equipamento de monitoramento ainda pela manhã, na entrada do plenário Ulysses Guimarães, o que não ocorreu. Moraes determinou, então, que o deputado esteja presente na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, às 15h desta quinta.

Questionado na cerimonia por jornalistas, o parlamentar reiterou que cumprirá a determinação judicial. O recuo de Silveira ocorre após Moraes determinar multa diária de R$ 15 mil para o parlamentar, além do bloqueio das contas, caso ele continuasse se negando a cumprir ordem judicial do magistrado.

“Ele determinou lá. Tem uma decisão. Quando ele determina o bloqueio de bens e R$ 15 mil, quem vai pagar a multa diária pra mim?”, disse o deputado.

Antes, o congressista se recusava a deixar as dependências da Câmara, refugiando-se no plenário da Casa, enquanto não fosse pautada proposta para sustar a ação penal do ministro. O risco das sanções econômicas pesou para que o parlamentar repensasse e reconsiderasse cumprir a ordem.

Veja o momento em que Daniel Silveira chega ao Palácio do Planalto:

Entenda o caso

No sábado (26/3), Moraes determinou que Silveira voltasse a usar tornozeleira eletrônica e também o proibiu de participar de eventos públicos. Além disso, o parlamentar não poderia se ausentar do Rio de Janeiro, salvo para ir a Brasília para exercer seu mandato de deputado federal. O ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Moraes cobrou a instalação imediata do equipamento, e o deputado negou o cumprimento da ação na terça-feira (29/3). No plenário da Casa, Silveira afirmou que só sairia de dentro da Câmara quando for pautada a proposta para sustar a ação penal n° 1.044 proposta contra ele e chamou Moraes de “sujeito medíocre”.

“Eu falo em tribuna: não será acatada a ordem do Alexandre de Moraes enquanto não deliberar pela Casa. Quem decide isso são os deputados. Alexandre: cumpra a Constituição”, acrescentou.

O parlamentar pernoitou na Câmara, para que a instalação do equipamento não seja feita. o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu marcar o julgamento do caso no plenário da Corte para o dia 20 de abril.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), defendeu, nesta quarta-feira (30/3), que o plenário da Casa é “um ambiente inviolável” e, portanto, a Polícia Federal não estaria autorizada a colocar a tornozeleira eletrônica no parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?