metropoles.com

Damares sobre cemitério de Perus: “Não dá para viver de cadáveres”

Ministra criticou o trabalho Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e disse que ossadas de cachorro são usadas para análise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Damares Alves
1 de 1 Damares Alves - Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

A ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, questionou nesta quarta-feira (22/05/2019) o trabalho de identificação de corpos de desaparecidos políticos feito pela Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos com ossadas da vala comum do cemitério de Perus, na zona oeste de São Paulo.

Além dos custos para manter a comissão, Damares levantou duas suspeitas: a de que foram enviadas ossadas de cachorro para análise e de que a vala de Perus pode ter sido usada para enterrar vítimas de meningite.

“Há um teoria. Houve uma época em que havia muita morte por meningite. Havia muito medo e as pessoas enterravam em um único lugar. As ossadas de Perus estão lá, é um desafio (…) Tenho informações que não posso comprovar, de que já foi enviado pedaço de osso de cachorro para analisar”, acrescentou.

A ministra concluiu que mudará o foco do colegiado, já inoperante pelo decreto presidencial que acabou com conselhos e comissões, como o Grupo de Trabalho Perus, vinculado à comissão. “Desculpa, senhores não dá para viver hoje de cadáveres. Queremos otimizar essa Comissão de Mortos e Desaparecidos para que ela busque desaparecidos no Brasil, mas desaparecidos hoje”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro, enquanto parlamentar, criticava as buscas por desaparecidos políticos. Posou ao lado de cartaz sobre os trabalhos na região do Araguaia que dizia: “Quem procura osso é cachorro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?