metropoles.com

Damares: “Fui mal interpretada” ao sugerir que meninas deixem o Brasil

Em apresentação no Senado, a ministra disse que a fala teve como base uma pesquisa que indica o Brasil como o pior país para se criar menina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
damares no senado
1 de 1 damares no senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que foi mal interpretada quando aconselhou pais de meninas a saírem do Brasil. Segundo ela, o país está entre os piores do mundo para se criar meninas e que o desafio da pasta é fazer com que seja o lugar para as garotas.

“Quando eu falei essa frase fui mal interpretada, mas eu queria dizer que o Brasil é o pior país do mundo para se criar meninas”, se defendeu.

Damares assumiu que “no quesito defesa da criança” erros foram cometidos. “Vamos ter que enfrentar isso”, apontou. A ministra participa de uma sessão na Comissão de Direitos Humanos do Senado para apresentar o plano de gestão dos próximos anos.

A titular da pasta da Mulher defendeu a criação de uma comissão permanente no Senado para tratar exclusivamente de direitos das crianças e dos adolescentes. “Já existe proposta para isso”, revelou durante o encontro com parlamentares.

A fala de Damares sobre a violência contra criança tem base em uma pesquisa apresentada por ela à comissão, que aponta o Brasil como o pior país da América do Sul para se criar meninas. “Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai e mãe, diria: foge do Brasil”, afirmou. De acordo com a ministra, um dos índices que leva a esse resultado é o número alto de casos de abuso sexual.

Elogios
Damares Alves elogiou uma das principais bandeiras da campanha da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014, o Rede Cegonha, que consiste em uma articulação de proteção às mulheres grávidas e ao bebê, do pré-natal dos dois anos de idade.

Segundo a ministra, sua intenção é ampliar o programa para que atenda mais mulheres. “Temos o Rede Cegonha, uma das coisas mais lindas que já ocorreram neste país. Mas não chegou a todas as mulheres e vamos fazer que chegue”, disse.

Os elogios aos petistas não pararam por aí. A ministra defendeu a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 248/2015, de autoria do senador, Paulo Paim (PT-RS), que cria o Estatuto do Cigano. Paim, que é presidente da comissão, foi quem convidou Damares para apresentar seu plano de governo ao Senado.

“Temos que aprovar com urgência o Estatuto do Cigano, que é de autoria do senador Paim. Ainda, infelizmente, nessa nação, o cigano é visto como trapaceiro, mentiroso. Nós temos dicionários de português que na palavra ‘cigano’ está lá ‘enganador, velhaco e trapaceiro’, em pleno 2019. O delegado não quer fazer ocorrência na delegacia porque a mulher cigana é mentirosa e trapaceira”, afirmou Damares.

Interferência
Ao falar sobre a principal estratégia de sua gestão, Damares disse que o foco é o “fortalecimento da família”. Ela ressalvou que este foco não significa interferência do Estado na vida privada. “Temos pessoas que estão se casando com 19 e 20 anos sem saber como segurar uma criança. Ensinar esse pai e essa mãe a cuidar de seu bebê. Como educar seu bebê? Isso não significa o Estado interferindo na família”, argumentou. “Família protegida é nação soberana”, enfatizou.

Em um discurso conciliador, Damares pediu união para o enfrentamento da violência contra a mulher, “esquecendo as barreiras”. “Nós vamos ter que enfrentar isso, esquecendo inclusive o que nos separa. A violência contra a mulher tem que ser encarada de fato”,disse a ministra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?